quinta-feira, 27 de março de 2014

PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE 2014/2017


O vereador Beto Cangussu solicitou a Prefeita Municipal cópia de inteiro teor em papel e em mídia eletrônica do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2014/2017.

Leia o Requerimento da solicitação click em

FALTA DE ÁGUA NO BAIRRO PARQUE AVELINO


O vereador Beto Cangussu apresentou um Requerimento ao Daerp  questionando o motivo da constante falta de água na região do bairro Parque Avelino, se existe uma solução e quando será aplicada para a solução do problema.

Leia o Requerimento click em

ESTRUTURAS DOS PRÉDIOS PÚBLICOS DE RIBEIRÃO PRETO


O vereador Beto Cangussu apresentou um Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade de análise das estruturas dos prédios onde funcionam os órgãos públicos municipais de Ribeirão Preto.
 Essa medida se justifica pelo fato de que os órgãos da Administração Direta e Indireta, funcionarem em diversos prédios que foram construídos há muito tempo, sem sofrerem nenhuma intervenção neste período em suas estruturas, o que pode trazer riscos eminentes às pessoas que se utilizam dos mesmos.

Além disso, o projeto abre espaço para que as entidades de classe de engenheiros e arquitetos possam contribuir para a avaliação da estrutura das escolas propondo soluções aos problemas encontrados.

No intuito de garantirmos um espaço adequado e sem riscos aos nossos munícípes é que o vereador  propôs este projeto.

Leia o projeto de Lei click em

TRABALHOS EXTERNOS DA ASSESSORIA DO VEREADOR BETO CANGUSSU - março 2014

O sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu esteve trabalhando no Bairro Avelino Palma, encontrando vários problemas, como a esquina de uma das avenidas principais do bairro totalmente alagada, prejudicando várias casas. O fato foi relatado a Prefeitura e uma equipe foi mandada ao local para o conserto. Constatou-se que as raízes das árvores do canteiro central da avenida estão provocando o entupimento. Segundo os trabalhadores da Prefeitura, se voltar o problema será preciso abrir parte da avenida e refazer o encanamento, até o PV. Quanto aos munícipes prejudicados, disseram que já fizeram várias solicitações para resolver o problema. Os mesmos agradeceram a presença da assessoria do vereador Beto Cangussu e contam com o apoio do vereador.
Esteve  em visita nas obras da Comunidade Jesus Esperança, bairro Quintino Facci II. Lá, está sendo construído um novo espaço, a cozinha do salão social da comunidade paroquial. Com o comando do Pe. Nilton Peres, Sr. Eurípides e líderes comunitários. Ficaram muito agradecidos pelo apoio do vereador Beto Cangussu. O sr. Heleno visitou  também a Sra.  Fumico Kamei de Paula e entregou o quadro de homenagens à mesma, a qual foi homenageada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, no Dia Internacional da Mulher.  Ela agradeceu mais uma vez ao vereador Beto Cangussu e sua equipe pela consideração.
O sr. Mauro Aparecido Rodrigues, assessor do vereador Beto Cangussu em trabalho realizado no bairro Parque Avelino, constatou a falta de água em vários locais do bairro e solicitou ao Daerp providências urgentes, pois a água é um bem essencial e não pode faltar para os cidadãos. Em contato com trabalhadores da av. Maurilio Biagi que usam o transporte coletivo para irem ao trabalho naquela região constatou a falta de passarela na avenida  na altura dos n°2770 ao 2900, que dificulta a travessia de trabalhadores para a margem esquerda, para a chegada aos respectivos locais de trabalho e que pela falta da mesma muitos chegam a andar  mais de 1 km. Foi encaminhado a reclamação a Transerp e a Prefeitura Municipal para a construção da passarela, urgente. Vistoriando a região do Jardim das Acácias, verificou a falta de calçada nos pontos de ônibus da rua Flávio Canesin, provocando transtornos aos que aguardam nos pontos a chegada do transporte urbano. Foi solicitado à Transerp o calçamento urgente nos pontos de ônibus da rua.
A sra. Carmem de Oliveira Honório, assessora do vereador Beto Cangussu visitou o bairro Monte Alegre, e verificou a necessidade do conserto de vazamentos de água em várias ruas, providenciando junto ao Daerp a necessidade do conserto urgente. Visitou também o bairro Jardim Antarctica e constatou além de vazamento de água, a falta de água em várias ruas do bairro, solicitou providência no reparo do problema junto ao Daerp, pois os moradores não podem viver de maneira precária provacada pela falta de água em suas residências.

BETO CANGUSSU NO PROGRAMA FALA SÉRIO

quarta-feira, 26 de março de 2014

TERMO DE COMPROMISSO DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO


Considerando que a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Servidores Municipais se reuniram para tratar da "crise" na Educação e desta reunião foi acordado um termo de compromissos assumidos pela Administração Municipal, que conforme divulgação da imprensa local foi protocolado junto ao Ministério Público Estadual e na Vara da Infância e da Juventude. O vereador Beto Cangussu solicitou uma cópia de inteiro teor do Documento Protocolado junto MPE e na Vara da Infância e Juventude.
Leia o Requerimento click em

CUSTO DA PROPAGANDA NA TV DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO


O vereador Beto Cangussu apresentou na Câmara Municipal um Requerimento solicitando à Secretaria Municipal da Educação, o custo da peça publicitária veiculada dia 19 de março de 2014, nas emissoras de televisão.

Leia o requerimento click em

CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA NA UFSJ - POLO SERRANA


Pesquisa de demanda:

Está sendo elaborado um projeto para oferta de:

Licenciatura em Filosofiamodalidade a distância, gratuito, ofertado pela Universidade Federal de São João del Rei no Polo UAB de Serrana, SP.

Se você tem interesse no curso envie um e-mail com seu nome, e-mail para contato e 
telefones para:  polouabserrana@gmail.com

Você receberá informações assim que o curso for ofertado.

Conheça mais sobre o curso:     http://curso.nead.ufsj.edu.br/FIL/site/?page_id=24

Atenciosamente,

Polo UAB Serrana

LEIA SOBRE O CURSO CLICK EM

sexta-feira, 21 de março de 2014

CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL - IFSP SERÁ INSTALADO NA ÁREA DA CIANÊ

Coletiva de Imprensa na Prefeitura Municipal para anúncio da instalação do Campus do IFSP na área da Cianê
A luta do vereador Beto Cangussu para a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de São Paulo em Ribeirão Preto começou em 15 de março de 2013, na audiência com o reitor do IFSP para a entrega de uma carta de intenção da Prefeita Municipal Darcy Vera, demonstrando o interesse da cidade em ter uma unidade do instituto.
A luta continuou com Requerimentos e ofícios enviados à Prefeitura, à  Secretaria da Educação, ao IFSP, ao Ministério da Educação ressaltando a necessidade do instituto na educação e formação dos jovens ribeirãopretanos.
No dia 29 de novembro de 2013 o vereador Beto Cangussu participou de uma audiência com a Prefeita Municipal e várias autoridade aonde foi anunciada a instalação provisoria do Instituto na Escola Profissionalizante Celso Charuri.
A luta finalmente teve sucesso com a noticias do reitor do IFSP, que anunciou dia 21 de março de 2014, na coletiva de imprensa realizada na Prefeitura Municipal, da instalação do campus do Instituto na área da Cianê-Matarazzo. Cedida pela Prefeitura Municipal a área passará a ser administrada pelo Instituto com a colocação de guardas e equipes técnicas para os projetos necessários a adaptação e instalação do campus.
O vereador Beto Cangussu lutou para a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSP e foi isso que aconteceu.

SITIO ELETRÔNICO DA PREFEITURA AGORA CONTÉM O ACESSO À INFORMAÇÃO


Em decorrência da ação movida pelo vereador Beto Cangussu,, junto ao Ministério Público, pelo não cumprimento da LAI - Lei de Acesso a Informação em seu sítio eletrônico, a prefeitura municipal coloca no ar seu novo portal com os links obrigatórios para cumprimento da LAI. 
Após um ano de Requerimentos e Indicações solicitando a prefeitura o cumprimento da lei, o link está no ar. Vamos esperar que as informações sejam prestada em tempo hábil e corretas.

ACESSO A INFORMAÇÃO E DIREITO A EDUCAÇÃO


A transparência e o acesso à informação são condições imprescindíveis para que a população não apenas controle, mas também participe dos processos decisórios, avalie e monitore políticas públicas e utilize os dados para diferentes pesquisas.

Baixe gratuitamente as cartilhas da ONG internacional ARTICLE 19 sobre a importância do acesso à informação no âmbito da educação, amplie seus conhecimentos sobre o assunto e saiba como melhor exigir seus direitos de cidadão. 


DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Saiba mais sobre as políticas e diretrizes governamentais para a promoção da igualdade racial no site da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR): http://www.seppir.gov.br/

LEI DO ORÇAMENTO SOCIAL


AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O ANO DE 2015


JORNAL A CIDADE - 21 DE MARÇO DE 2014

quarta-feira, 19 de março de 2014

FECHAMENTO DE SALAS DE AULA NA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO


O vereador Beto Cangussu requereu, dia 13 de março de 2014, informações a Prefeita Municipal sobre o fechamento de salas de aula nas unidades da Rede Municipal da Educação.
Recebendo inúmeras denúncias de professores e pais de alunos, sobre o fechamento de salas de aula e a aglutinação de alunos em uma mesma sala o vereador requereu as seguintes informações:

 1. A prefeitura municipal tem efetuado fechamento de salas de aula neste ano de 2014?
 2. Se sim, informar:
a) quantas salas foram fechadas até a data da resposta deste Requerimento?
b) em quais unidades de ensino?
c) em quais níveis de ensino são essas salas? Informar por nível
d) qual o motivo de fechamento?
e) quantos alunos existiam em cada sala fechada?
f) quantos alunos estão em cada sala que foram aglutinadas?
g) o que será feito com os professores que eventualmente tiveram suas salas fechadas? Serão atribuídas nova salas para eles?

Leia o Requerimento click em

CONVITE


segunda-feira, 17 de março de 2014

Jornal digital - 17 de março de 2014



Para receber o Jornal do vereador Beto Cangussu preencha o formulário no blog

GASTOS COM A EDUCAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO


Preocupado com a qualidade da Educação oferecida aos alunos da Rede Municipal da Educação o vereador Beto Cangussu apresentou Requerimentos a Prefeita Municipal, solicitando informações sobre a execução Orçamentária nos anos de 2013 e 2014 da Secretaria Municipal da Educação.

Leia os Requerimentos click em

GASTOS COM A SAÚDE EM RIBEIRÃO PRETO


O vereador Beto Cangussu apresentou Requerimentos a Prefeita Municipal solicitando informações sobre a execução Orçamentária nos anos de 2013 e 2014 da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia os Requerimentos click em

MULTA PARA OS BANCOS

O vereador Beto Cangussu requereu informações a Prefeita Municipal, em relação a autuações efetuadas pelo PROCON em decorrência do descumprimento da Lei Municipal nº 11428//2007.
Solicitou informações sobre quais agências bancárias foram autuadas de janeiro de 2014 até a presente data por descumprimento do disposto na Lei 11428/2007 e qual o valor das multas aplicadas pelo PROCON em cada agência bancária do município de Ribeirão Preto, por descumprimento do disposto na Lei 11428/2007.
Leia o Requerimento click em

sexta-feira, 14 de março de 2014

TRABALHOS DA ASSESSORIA DO VEREADOR BETO CANGUSSU - março 2014

Troca da iluminação pública uma das reivindicações solicitadas pelo vereador Beto Cangussu para o  bairro Jardim Progresso

O vereador Beto Cangussu, preocupado com a situação precária do serviços públicos no bairro Jardim Progresso, encaminhou diversas solicitações, como limpeza em terrenos públicos, limpeza de bocas de lobo, conserto de vazamentos de água e esgoto, recapeamento em diversas ruas e a necessidade da troca da iluminação pública, para maior segurança dos moradores.
A troca da iluminação pública está sendo executada, quanto aos outros  problemas foram feitas 13 indicações para o poder executivo, que serão em breve sanadas.
O sr. Mauro, assessor do vereador Beto Cangussu, trabalhando no Jardim Centenário, verificou a falta de limpeza em áreas públicas, que culminou em indicações à Prefeitura para a limpeza das áreas. 
 A sra. Carmem, assessora do vereador Beto Cangussu em visita ao Bairro Monte Alegre, conversou com vários moradores, que notificaram a existência de vários buracos e vazamentos de água, que resultaram em indicações para serem sanadas.
O Sr. Heleno, assessor do vereador Beto Cangussu,  esteve presente na comemoração dos 100 anos da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Festival de Pizzas no dia 08 de março de 2014 e parabenizou o Padre Júlio e paroquianos pelas atividades e promoções neste ano do centenário. No dia Internacional da Mulher na Paróquia Bom Jesus de Belém, participou do ato na Comunidade Jesus Libertador, no Bairro Avelino Palma, com a presença de vários líderes comunitários e paróquianos. Nessa celebração, foi dado destaque as condições de vida des mulheres, resgatando a história até os dias atuais. E também foi refletido o tema da  Campanha da Fraternidade de 2014, que trata do tráfico humano no Brasil e no mundo. Foi muito participativo, e mais uma vez prova que o povo de Deus crê, resiste e age. Durante o encerramento, o Padre Nilton Peres de Souza realçou que temos avanços nas conquistas, inclusive leis que punem os criminosos e que cuidam dos direitos das vítimas, mas que é preciso  fé, união, trabalho e perseverança. Estava presente a professora Regina, do Grupo Ação Pró Cidadania, que sempre participa dessas atividades da Igreja Católica e que sempre está presente nas atividades da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, e que comentou a importância da prestação de contas do mandato dos vereadores e aproveitou para cumprimentar o Vereador Beto Cangussu pela avaliação de seu mandato , que segundo ela, é uma dos poucos que prestam contas abertamente aos munícipes.


VISITA AO ARCEBISPO DE RIBEIRÃO PRETO DOM MOACIR SILVA



O vereador Beto Cangussu esteve em audiência com o Arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, na Cúria Metropolitana, dia 14 de março de 2014.

CÓDIGO DE ÉTICA DO AGENTE PÚBLICO MUNICIPAL


O vereador Beto Cangussu, apresentou um Projeto de Lei que institui o Código de Ética do Agente Público Municipal e da Alta Administração Municipal.
A linguagem do Código é simples e acessível, evitando termos jurídicos excessivamente técnicos, O Objetivo é assegurar a clareza das regras de conduta do administrador, de modo que a sociedade possa sobre elas exercer o controle inerente ao cargo.
Além de comportar-se de acordo com as normas estipuladas, o Código exige que o administrador observe o decoro inerente ao cargo. Ou seja, não basta ser ético é necessário também parecer ético, em sinal de respeito à sociedade.
A medida proposta visa a melhoria qualitativa dos padrões de conduta da alta Administração.
Leia o Projeto de Lei completo click em

DECLARAÇÃO DE BENS DE OCUPANTES DE CARGOS EM DEPARTAMENTO DE COMPRAS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL


O vereador Beto Cangussu apresentou, à Câmara Municipal, um Projeto de Lei que altera a redação do artigo 1º da Lei 11019/2006 (de sua autoria), que dispõe sobre a declaração de bens de ocupantes de cargos em comissão, que dirigem ou chefiem departamentos de compras ou exercem a presidência de comissões encarregadas de processar contratações, para o fornecimento de bens e execução de obras e serviços, no âmbito da administração direta e indireta.

Leia a alteração da Lei click em

quinta-feira, 13 de março de 2014

Sessão 11 de março de 2014

)

VERADOR BETO CANGUSSU - TV CAMARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

)

OFICINAS 1º DE MAIO


1º de Maio 2014

CUT São Paulo abre nesta quinta (13) série de oficinas sobre comunicação


Encontro será no Sindicato dos Bancários em Campinas
Tema visa estimular debates sobre direito à comunicação e democratização da mídia

A Subsede Campinas da CUT São Paulo (CUT/SP) realizará seminário nesta quinta-feira (13), das 9h às 18h, inaugurando assim a série de debates que serão realizados para discutir Comunicação: o Desafio do Século, tema das atividades do Dia do Trabalhador (a) da CUT São Paulo em 2014. O evento ocorrerá no auditório do Sindicato dos Bancários de Campinas, localizado à Rua Ferreira Penteado nº 460, centro. As inscrições são gratuitas, pelo e-mail campinas@cutsp.org.br

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


O vereador Beto Cangussu homenageou a Sra. Fumico Kamei de Paula, na sessão solene da Câmara Municipal , dia 11 de março de 2014, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A Sra. Fumico tem 70 anos, é viúva com dois filhos, Wilson e Lucimary, quatro netas: Raissa, Raiany, Lívia e Luiza.
Participou da Juventude Operária Católica, aonde aprendeu o método “Ver, Julgar e Agir”, ver a realidade, julgar a luz do evangelho e agir conforme o ensinamento do evangelho.

VÍDEO PROGRAMA PONTO DE ENCONTRO - TV CÂMARA


quarta-feira, 12 de março de 2014

PROGRAMA PONTO DE ENCONTRO - TV CÂMARA


O Vereador Beto Cangussu participou do Programa Ponto de Encontro, da TV Câmara. Apresentado pelo jornalista Luciano Lolla contou com a participação do Cientista Político  Luiz Rufino e do Advogado  José Roberto Manso.
O tema discutido no programa foi a indicação do vereador Beto Cangussu ao executivo para a implantação da Controladoria Geral do Município.
 Controladoria Geral do Município teria como responsabilidade garantir a defesa do patrimônio público, promover a transparência e prevenir a corrupção na gestão municipal. tendo como funções principais exercer o controle contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial das entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, razoabilidade, aplicação das subvenções e renúncias de receitas.
Na perspectiva de promover o controle na Prefeitura Municipal para a efetividade da gestão municipal com valores essenciais de comprometimento, ética, qualidade dos serviços, competência e cooperação.
A Controladoria Geral do Município seria o órgão ligado diretamente ao Chefe do Poder Executivo, como missão institucional de estabelecer metas de Controle Interno, em conformidade com o artigos 31, 70 e 74 da Constituição Federal, com a finalidade de fiscalizar de forma prévia, concomitante e posterior os atos administrativos, bem como a preservação e a aplicação correta dos recursos disponíveis, em atendimento ao programa de governo e zelando pelos princípios que regem a administração pública.

APLICATIVOS DO GOVERNO FEDERAL


NA PALMA DA MÃO

Quer ter informações sobre órgãos do governo federal em um clique?
Para facilitar a vida do cidadão, o governo criou o "Guia de Aplicativos", com cerca de 30 app's gratuitos para celulares ou tablets.
Pelo site é possível baixar aplicativos como "Mãos ao Volante", do Ministério das Cidades, que tem o objetivo de educar o motorista a não utilizar o celular enquanto estiver dirigindo.
Com ele, seu celular poderá ser programado para responder as chamadas com mensagens como: “Estou dirigindo. Ligue mais tarde”.
Os aplicativos são disponibilizados nas categorias Cidadania e Justiça; Ciência e Tecnologia; Cultura; Defesa e Segurança; Economia e Emprego; Educação; Esporte; Governo; Infraestrutura; Meio Ambiente; Saúde; e Turismo.

Veja todos em www.aplicativos.gov.br

PAC NA REDE RIBEIRÃO


O vereador Beto Cangussu criou o grupo PAC RIBEIRÃO NA REDE, este grupo tem como objetivo o acompanhamento das obras a serem realizadas com os 357 milhões em verbas do PAC, abrindo um espaço para que a população possa ajudar na fiscalização da execução das obras, com a postagens de fotos, apresentação denuncias sobre o mal andamento das obras, possíveis desperdícios  e desvios de materiais, ou seja,  cumprir o papel de cidadão na fiscalização da boa aplicação dos recursos públicos.
Participem.

REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES - 06 E 11 DE MARÇO DE 2014



terça-feira, 11 de março de 2014

CURSO VIRTUAL SOBRE A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI)


O curso “Rumo a uma cultura de acesso à informação: a Lei nº 12.527/2011” tem por objetivo sensibilizar e capacitar servidores públicos, independentemente da área de atuação, e cidadãos interessados em conhecer os princípios e as diretrizes da LAI. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de março pelo site da Escola Virtual da CGU. As vagas são limitadas! 

Saiba mais em http://goo.gl/Ii70Fy

segunda-feira, 10 de março de 2014

jornal digital 10 de março de 2014


Para receber o Jornal digital do vereador Beto Cangussu mande seu e-mail para
betocangussu@camararibeiraopreto.sp.gov.br

VACINAÇÃO CONTRA O HPV


Começa dia 10 de fevereiro de 2014, nos Postos de Saúde a vacinação contra o HPV.
HPV é a sigla em inglês para Papilomavírus Humano, vírus responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum no mundo, causando tumores benignos e malignos. Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que 16 têm potencial para causar câncer.
A Secretaria da Saúde vai seguir estratégia definida pelo Ministério da Saúde, vacinando, inicialmente, as adolescentes com 11, 12 e 13 anos de idade. “Essa vacina tem uma eficácia de 98% na prevenção de câncer de colo de útero e de 100% em verrugas genitais”, explicou a enfermeira Larissa Gerin, responsável pelo Programa de Imunização.

Além disso, a vacina previne a infecção pelos sorotipos presentes e garante maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus. “É preciso ressaltar que ela não tem efeito para tratamento e não substitui a realização do Papanicolau”, esclarece a enfermeira.

A vacina garante imunização pelo período aproximado de oito anos. A segunda dose é aplicada seis meses após a primeira e a terceira dose, após cinco anos. Os meninos não estão incluídos neste esquema de vacina, pois estudos apontam que serão protegidos indiretamente. “Não haverá outra indicação que não seja a faixa etária”, ressaltou Larissa.

As meninas que estão na faixa etária e já iniciaram a vacinação na rede privada poderão dar continuidade ao esquema na rede municipal.

Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/j332exibeNoticia2.htm?id=27358


PLENÁRIA DO MANDATO DO VEREADOR BETO CANGUSSU



Apresentação TRABALHOS DO MANDATO 2013




Apresentação Vereador Beto Cangussu

quinta-feira, 6 de março de 2014

BOM PRATO NO HC - CAMPUS


O vereador Beto Cangussu aderiu a causa para a instalação do BOM PRATO NO HC CAMPUS. São mais de 300 cidades que diariamente trazem pacientes ao HC, pela sua excelência no atendimento, e é preciso dar opção de alimentação mais barata a tanta gente. A comida do Bom Prato é excelente e custa apenas 1 real. Ajude assinando o abaixo assinado. 




PLENÁRIA DO MANDATO


quarta-feira, 5 de março de 2014

JORNAL DIGITAL - 03 DE FEVEREIRO DE 2014


Para receber o Jornal Digital do vereador Beto Cangussu, mande seu e-mail para
 betocangussu@camararibeiraopreto.sp.gov.br