sexta-feira, 29 de agosto de 2014

TRABALHOS DA ASSESSORIA DO VEREADOR BETO CANGUSSU

Em visita aos bairros Monte Alegre, Sumarézinho, Cidade Universitária, Alexandre Balbo, Jardim Progresso os assessores do vereador Beto Cangussu, Carmem Oliveira Honório, Mauro Aparecido Rodrigues e Antônio Marcos dos Santos constataram a existência de vazamentos de água e esgoto, a necessidade de recolhimento de galhos, a reposição de iluminação em postes públicos, entulhos pelas ruas dos bairros e a necessidade da limpeza de diversas áreas públicas que encontram-se com mato alto e a população esta aproveitando para jogar entulhos, lixos e recipientes que acumularão água nas próximas chuvas e contribuirão na proliferarão do mosquito da dengue, as indicações para a realização dos servições foi encaminhada pelo vereador aos orgãos responsáveis pelos diversos serviços.
No bairro Jardim Progresso verificou-se alguns consertos de vazamentos de água e vários que não foram consertados. A população indignada questiona porque são feitos consertos num vazamento e o vazamento ao lado não é consertado. Qual a lógica e o bom senso do Daerp para tal procedimento.
A assessoria do vereador visitou o Padre Nilton Peres de Souza, a Sra. Fumico, os coordenadores e lideres das comunidades Jesus Libertador, Jesus Esperança e Jesus Operário que se comprometeram fazer a coleta de votos do Plebiscito Popular por uma constituinte exclusiva soberana do Sistema Político. Visitou a comunidade da Paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa tratando também da Reforma Política. Em contato com o Pastor Carlos  da Igreja Batista do Simioni que realiza trabalhos de apoio social e evangelizador aos moradores de rua na praça Schmidt ao lado da UBDS Central em parceria com o Pastor Eliel acompanhado de aproximadamente 20 colaboradores, a assessoria do vereador reafirmou o apoio, para a continuidade dos trabalhos necessários aos mais necessitados de nossa cidade.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

REFLEXÃO PLEBISCITO REFORMA POLÍTICA


O vereador Beto Cangussu participou do Encontro sobre o Plebiscito da Reforma Política no Acampamento Alexandra Kollantai, dia 27 de agosto de 2014.

REFLEXÃO PLEBISCITO REFORMA POLÍTICA


O vereador Beto Cangussu participou da Reflexão do Plebiscito da Reforma Política, dia 27 de agosto de 2014, na Paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa.

PROJETO DE LEI CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇA E ADOLESCENTE

O vereador Beto Cangussu apresentou à Câmara Municipal de Ribeirão Preto um Projeto de Lei que obriga os estabelecimentos públicos e orgãos da Prefeitura Municipal a fixar placa de advertência  contra a exploração sexual de crianças e adolescentes em seus estabelecimentos.
Leia o Projeto de Lei

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

VARGAS MORREU LÁ EM CASA

Frei Betto

      Hoje faz 60 anos que Getúlio Vargas morreu em Belo Horizonte, na minha casa, na esquina das ruas Major Lopes e Padre Odorico. Antes que me julguem louco, explico.

      Meu, pai, Antônio Carlos Vieira Christo, assinara o Manifesto dos Mineiros, que apressou o fim da ditadura Vargas, em 1945. Ligado a UDN, papai dizia horrores de Getúlio.

      As empregadas de casa gostavam dele e todos os anos, a 21 de abril, eu, criança, me misturava à multidão na BR-03 (hoje, BR-040), em frente à igreja do Carmo, para ver o ditador passar a poucos metros de nossa casa, a caminho de Ouro Preto, a fim de prestar sua paradoxal homenagem a Tiradentes.

      Eu me postava à beira da estrada com o coração batendo como o de um escravo que desafiasse olhar nos olhos de seu senhor. Aquele era um momento de indizível solenidade. Precedido pelos batedores em suas possantes motocicletas de sirenes abertas, o carro do ditador vinha de capota arriada, cercado por seus famigerados capangas, que me pareciam os únicos personagens reais das histórias em quadrinhos que entretinham a minha infância.

      Em agosto de 1954, a conjuntura política ferveu no Brasil. A Aeronáutica estava prestes a invadir o Palácio do Catete e destituir o presidente constitucionalmente eleito, respaldada pelos discursos inflamados de seu principal opositor, Carlos Lacerda.

      Meu pai acompanhava tudo pelo rádio, com os ouvidos pregados nas fanfarras do Repórter Esso e, no fim da tarde, devorava com os olhos a Tribuna da Imprensa e O Globo, jornais de oposição que só chegavam a Belo Horizonte, vindos do Rio, na boca da noite.

      Na noite de 23 de agosto de 1954, o rádio Philco de nossa casa esquentou. Era iminente a queda de Vargas. Meu pai, eufórico, grudou-se ao telefone e convocou parentes e amigos para transformar a festa de meu 10º aniversário, dois dias depois, em comemoração pelo fim político daquele que o levara à prisão no Estado Novo e o obrigara a regressar do Rio para Minas, ceifando sua promissora carreira de advogado em terras fluminenses.

      Fiquei feliz. Eu não teria um simples aniversário. Teria uma festa de proporções nacionais...

      Eis que na manhã de 24 de agosto estoura a notícia de que Vargas, ao alvorecer, dera um tiro no coração, preferindo “sair da vida para entrar na história”, como escreveu em sua carta de despedida.

      Minha sensação foi de que o cadáver de Getúlio caíra na sala de minha casa. Meu pai, estupefato, ficou mudo, como se tivesse ajudado a puxar o gatilho. E cancelou a festa.

      Foi, então, que presenciei algo que só mais tarde haveria de entender. Vargas conseguira tornar sua figura respeitada e amada pelo povo. Nos olhos lacrimejantes das empregadas domésticas e dos operários, vi espelhada a imagem da habilidade política daquele homem pequeno na estatura, mas grande na ambição. O poder era, para ele, não tanto um meio de impor sua vontade, mas o altar onde se sentia venerado pelo povo.

      Contudo, nem Getúlio foi fiel ao povo, nem o povo foi fiel a Getúlio. O sentimento de amante traído o levou ao suicídio.

      Foi meu mais triste aniversário. Não consegui remover Vargas da sala lá de casa.


Frei Betto é escritor, autor de “A mosca azul – reflexão sobre o poder” (Rocco), entre outros livros

BETO CANGUSSU ENTREVISTADO NA RÁDIO EDUCATIVA


O vereador Beto Cangussu foi entrevistado na Rádio Educativa FM 87.9, a única Comunitária legal de Ribeirão Preto.

VEREADOR BETO CANGUSSU PARTICIPA DO PROGRAMA LARGA BRASA



O vereador Beto Cangussu participou do Programa Larga Brasa apresentando por Morandini, assista
click aqui http://www.canal20.com.br/programa/larga-brasa/larga-brasa-20-08-2014/

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO


terça-feira, 26 de agosto de 2014

VEREADOR BETO CANGUSSU RECEBE VISITA DO PESSOAL DA ESCOLA EGYDIO PEDRESCHI

Vereador Beto Cangussu recebeu em seu Gabinete, dia 26 de agosto de 2014, a visita do pessoal da Escola Egydio Pedreschi.

HONESTAMENTE O MELHOR - ESTE É O MEU SENADOR!


MÚSICA DA CAMPANHA DA DILMA


TRABALHOS DA ASSESSORIA DO VEREADOR BETO CANGUSSU


O assessor do vereador Beto Cangussu, Sr. Antônio Marcos dos Santos, trabalhando no bairro Alexandre Baldo I, a pedido dos moradores verificou que a av. Octávio Golfeto encontrava-se cheia de buracos. A reivindicação dos moradores foi encaminhada a Secretaria da Infraestrutura pelo vereador e o serviço foi realizado (veja as fotos).
Verificou também a existência de um cupinzeiro com um metro de altura e os municípes reclamaram que os cupins estão invadindo suas casas. Foi encaminhado a Prefeitura Municipal uma indicação para que seja retirado Observou também em várias vias o acúmulo de galhos e folhas jogados pelas ruas do bairrro e que ainda não haviam sido retirados. Foi feita uma indicação para serem retirados o mais rápido possível.
Trabalhando no bairro Paulo Gomes Romeu em contato com vários moradores que solicitaram a sinalização de solo na esquina da rua Victor João Castania com a avenida Renê Oliva Strang, local aonde os  acidentes são constantes, foi feita uma indicação encaminhada a Transerp pelo vereador.
Outros moradores do bairro Paulo Gomes Romeu solicitaram o conserto de vazamentos de água que acorre em diversos locais do bairro, indicações encaminhas pelo vereador ao Daerp para que o conserto seja realizado.
Em visita ao bairro Arlindo Laguna verificou várias reivindicações, inclusive  o serviço de tapa buraco e vazamento de água, que foram atendidas a pedido do vereador Beto Cangussu.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE NEWTON LIMA E DR. JORGE PARADA



Vereador Beto Cangussu participa do Comício de Lançamento da Campanha de Newton Lima e Dr. Jorge Parada no Cenacon - Ribeirão Preto dia 25 de agosto de 2014.

LEI DAS QUEIMADAS - ALTERAÇÕES PARA MELHOR APLICAÇÃO


Leia as alterações na Lei das Queimadas

LEI DE BETO CANGUSSU QUE PROÍBE AS QUEIMADAS COMEÇA A DAR RESULTADOS




A lei que proíbe as queimadas de cana de açúcar no município de Ribeirão Preto, de autoria do vereador Beto Cangussu, começa a funcionar, leia a matéria do jornal Tribuna (26/08/2014) e na Folha Ribeirão (26/08/2014) e veja que já houve multas por queimadas.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

JORNAL DIGITAL 25 DE AGOSTO DE 2014



REFLEXÃO PLEBISCITO REFORMA POLÍTICA



REFLEXÃO PLEBISCITO REFORMA POLÍTICA



NOVO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL


PADILHA GOVERNADOR ENTREVISTA NO JORNAL A CIDADE


Com a palavra, Padilha. Candidato do PT abre sabatinas promovidas pelo A Cidade

24/08/2014 - 16:50 Jornal A Cidade - Marcelo Fontes

A Cidade traz hoje a primeira sabatina com os candidatos ao governo de São Paulo e à presidência da república. Os principais nomes que concorrem nas eleições de outubro foram convidados pelo jornal. A série de entrevistas começa com Alexandre Padilha (PT), que recebeu o A Cidade em São Paulo, no dia 12 de agosto. O petista falou sobre o Aquífero Guarani, a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto e também sobre o Leite Lopes, que ele defende que seja leiloado.
Candidato: Alexandre Padilha
Idade: 43 anos
Partido: PT
Coligação: Para mudar de verdade
Partidos: PT, PCdoB e PR
Trajetória: Médico, especializado em Infectologia pela USP, ele trocou a estabilidade de um emprego via concurso no Hospital das Clínicas pela ousadia de criar e coordenar um núcleo da USP na região amazônica. Alexandre Padilha tornou-se ministro das Relações Institucionais com apenas 38 anos. Depois, ele nomeado ministro da Saúde pela presidenta Dilma Rousseff. O principal projeto dele foi o Mais Médicos, principal bandeira de sua candidatura.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

JORNAL DIGITAL 18 DE AGOSTO DE 2014

Para receber semanalmente o jornal digital do vereador Beto Cangussu mande seu e-mail para betocangussu@camararibeiraopreto.sp.gov.br ou preencha o formulário ao lado.



FORMAÇÃO POLÍTICA BETO CANGUSSU


O mandato do vereador Beto Cangussu criou um espaço democrático de debates políticos, visando a formação política dos atores sociais, por meio da publicação e sugestão de filmes, vídeos, artigos , textos, debates que possibilite a quem acessar, conteúdos que auxilie na formação de uma consciência crítica sobre os processos políticos nacionais e internacionais que levem à superação dos valores capitalistas enraizados culturalmente na formação do povo brasileiro, em busca de um outro mundo possível e necessário.

Acesse o blog click

Acesse o face click

DILMA ROUSSEFF É ENTREVISTADA NO JORNAL NACIONAL

18/08/2014 21h30 - Atualizado em 18/08/2014 23h28

Dilma Rousseff é entrevistada no Jornal Nacional

A candidata do PT à Presidência da República foi entrevistada ao vivo, no Palácio do Alvorada, por William Bonner e Patrícia Poeta.















Assista a entrevista click em 
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/08/dilma-rousseff-e-entrevistada-no-jornal-nacional-.html

O Jornal Nacional está retomando hoje a série de entrevistas com os candidatos à Presidência da República, série esta que foi interrompida na semana passada pelo acidente trágico que matou o candidato Eduardo Campos, do PSB, e mais seis pessoas, em Santos.
Nós vamos fazer hoje o que temos feito sempre, vamos abordar os temas polêmicos das candidaturas e vamos confrontar a candidata com ações, com o desempenho dela à frente de um cargo público, como temos feito com todos os candidatos. Nas próximas semanas, os candidatos estarão também no Bom Dia Brasil e no Jornal da Globo.

O sorteio que foi realizado com a supervisão de assessores dos partidos políticos determinou que, depois de Aécio Neves e de Eduardo Campos, fosse a vez de a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, ser entrevistada. E é por isso que estamos aqui em Brasília, no Palácio do Alvorada, porque é aqui que nós fazemos as entrevistas com presidentes candidatos à reeleição. 

William Bonner: Candidata, boa noite.

Dilma Rousseff: Boa noite, 

Bonner. Boa noite,

Patrícia Poeta. Boa noite, telespectadores.

William Bonner: O tempo total da entrevista é de 15 minutos, como foi o dos demais candidatos. E a gente procura reservar um minuto e meio, um minuto no fim, para que o candidato possa expor aqueles projetos que ele considera prioritários para o governo no caso de ser eleito, ou no caso de ser reeleita, no caso de hoje. O tempo começa a contar a partir de agora. Candidata, no seu governo houve uma série de escândalos de corrupção e de desvios éticos. Houve escândalo de corrupção no Ministério da Agricultura, houve escândalo de corrupção no Ministério das Cidades, no Ministério dos Esportes, houve escândalo de corrupção no Ministério da Saúde, no Ministério dos Transportes, houve escândalo de corrupção no Ministério do Turismo, no Ministério do Trabalho. A Petrobras acabou se tornando objeto de duas CPIs no Congresso. A senhora sempre diz que todos esses escândalos foram revelados pela Polícia Federal e estão sendo investigados pela Polícia Federal, que é um órgão do governo federal. A questão que eu lhe faço é a seguinte: qual é a dificuldade de, desde o início, se cercar de pessoas honestas, que lhe permitam formar uma equipe de governo honesta e que evite esta situação que nós vimos de repetidos casos de corrupção? Não há uma sensação, não pode haver uma sensação no ar de que o PT descuida da questão ética ou da questão da corrupção?

LEIA MAIS

LEI DAS QUEIMADAS


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

VENDA DE ÁREAS PÚBLICAS


O vereador Beto Cangussu analisando o relatório de Ativos, que foi realizado pela FUNDACE, de 13 de setembro de 2013  questiona a Prefeitura Municipal por que outras sugestões dadas não foram consideradas e sim apenas a venda de áreas públicas.

Os imóveis não precisam ter como única destinação a alienação. Eles podem gerar receitas por meio de aluguel, direito de uso, entre outas possibilidades. Esses recebíveis podem dar origem a títulos lastreados em recebíveis que ampliem a capacidade de investimento da prefeitura. A prefeitura ainda pode recorrer a permutas de imóveis de acordo com objetivos de investimentos públicos ou planejamento urbano. Pode por exemplo, viabilizar alguns investimentos em equipamentos público – Centro administrativo, escolas, postos de saúde, etc- em permuta por determinados imóveis. Os imóveis ainda poder ser utilizados para a criação de fundos garantidores para Parcerias Público Privadas – PPPs, que possibilitem reduzir o risco dos investimentos privados e dominuir as contrapartidas exigidas ao pode público municipal”


Leia o Requerimento do vereador questionando as atitudes da Prefeitura Municipal, click 

APAEXONE-SE UM CONCERTO PELA VIDA



FIQUE ATENTO AOS PRÓXIMOS EVENTOS DA APAE-RP E PARTICIPE!
• DE 30/06 A 26/09:
FESTIVAL DE PREMIOS DA INDEPENDENCIA
• 21 E 22 DE AGOSTO:
BAZAR NA APAE RIBEIRÃO PRETO
• 30 DE AGOSTO:
APAEXONE-SE - UM CONCERTO PELA VIDA

PARQUE TOM JOBIM



Os assessores do vereador Beto Cangussu estiveram vistoriando os Parques Municipais no mês de julho de 2014, a pedidos dos moradores que reivindicam melhorias. Em vistoria no Parque Tom Jobim, verificaram a necessidade de manutenção em todo o parque e no alambrado que o cerca, que está cheio de buracos, fazendo que o parque tenha trinta entradas, descaracterizando a idéia de parque e dificultando a segurança dos frequentadores. Um projeto que destina verba para a reforma do parque Tom Jobim foi apresentada na Câmara Municipal, mas a rede WIFI, que funciona nos outros parques da cidade, por enquanto, não será instalada, conforme resposta da prefeitura ao pedido do vereador Beto Cangussu.

Leia a Indicação encaminhada para instalação da rede WIFI e a resposta da prefeitura click

TRABALHOS DA ASSESSORIA DO VEREADOR BETO CANGUSSU


A Sra. Carmen Oliveira Honório, assessora do vereador Beto Cangussu, trabalhando no bairro Cidade Universitária conversou com diversos moradores  que reclamam dos vazamentos de água, dos diversos buracos e da falta de coleta de galhos, ressaltando que o serviço de coleta de galhos não vem sendo realizado à vários meses. Trabalhando também no bairro Jardim Antárctica vistoriando lugares aonde foram encontrados vazamento de água anteriormente, verificou se os problemas já foram resolvidos.  No bairro Vila Tibério a assessora do vereador,  conversou com vários moradores que indicaram a necessidade da limpeza da Praça José  Mortari na Rua Padre Anchieta  e no Bairro Monte Alegre verificou se os serviços solicitados pelos moradores  foram realizados.
O Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, trabalhando nos bairros Avelino Alves Palma, Quintino Facci II, Adelino Simione, Ipiranga e Geraldo Correia de Carvalho e confirmou serviços realizados referente aos serviços solicitados pelos moradores no tocando ao recolhimento de galhadas, entulhos, roçada de matos, vazamento de água e tapa-buracos. A população residente desses bairros agradece o empenho do vereador, e ao mesmo tempo esperam que os órgãos competentes continuem com a manutenção necessária. Também pedem para que haja sinalização com placas destacando a lei, na qual proíbe jogar lixo e objetos em locais indevidos. Representou o vereador na “Comissão Especial de Estudos”, com objetivo “Analisar o Atendimento nas Unidades de Saúde”.  Participaram representes da Unaerp, Barão de Mauá e assessores de outros vereadores, munícipes  com contribuição do Dr. Reginaldo a qual foi importante para esclarecimento sobre o assunto. Porém todos lamentaram a ausência de representantes do Hospital Santa Lydia e outros responsáveis pelos serviços terceirizados na área da Saúde de Ribeirão Preto. Além da sua ausência e falta de compromisso com a população da cidade, tentam justificar seus erros empurrando os problemas para Secretaria da Saúde.. Informamos a todos que daremos continuidade aos trabalhos nas próximas reuniões da Comissão, a serem divulgadas pela presidência, para que assim possa haver maior abrangência e alcançar o objetivo. Visitou o bairro Jardim Heitor Rigon, no qual constatou o descaso para com a população no tocante aos serviços de esgoto, vazamento de água, reforma da BAC e o meio ambiente. Representou o Vereador em mais um evento realizado na sede da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos e Santa Edwiges, dirigida pelo Padre Adelson Lopes e seus fieis colaboradores, em prol da construção da Igreja daquela região. Os munícipes do local aproveitaram o ensejo para fazer reclamações referentes ao destino da BAC, a qual causa tantos transtornos. Com tudo agradeceram ao vereador pela atenção e colaboração de sempre.

ESCOLA MUNICIPAIS SÃO ROUBADAS POR FALTA DE SEGURANÇA


O vereador Beto Cangussu preocupado com a segurança das Escolas da Rede Municipal da Educação, questionou a Secretaria da Educação como é feita a vigilância nas Unidades Educacionais Municipais? 
As empresas prestadoras do serviço estão rigorosamente  em dia com os pagamentos. Se não qual a razão? 
Os vigilantes foram substituídos por porteiros que trabalham em horário escolar?
Se sim, qual o motivo da substituição.
Que tipo de formação ou preparo os mesmos (porteiros) tiveram para realizar tal função?
Apresentou, também,  um requerimento na sessão do dia 20 de fevereiro de 2014, na Câmara Municipal, solicitando que a prefeita municipal Sra. Darcy Vera, nos informe o seguinte:
Quais serão os servidores (função) que se responsabilizarão pelo serviço de portaria?
Se este serviço pode ser executado por estes servidores, sem prejuízo das suas funções, por que a prefeitura realizou este contrato com a Arcolimp? Qual a justificativa técnica para a realização desta contratação? (fornecer cópia da mesma)
Fornecer cópia do Edital, anexos e Contrato celebrado entre a prefeitura municipal e a empresa Arcolimp e o Contrato Social da mesma.
Fornecer cópia de todas as Nfs apresentadas pela empresa Arcolimp e os pareceres (relatórios) a respeito dos serviços efetuados.
Fornecer cópia de todos os empenhos emitidos em nome da empresa Arcolimp em decorrência deste contrato.

As consequências da atitudes tomadas pela Secretaria Municipal da Educação estão visíveis na matéria da Folha Ribeirão, do dia 15 de agosto de 2014. que enumera os roubos às escolas por falta dos Seguranças.

Leia a resposta da Secretaria Municipal da Educação sobre as preocupações quanto a segurança das escolas levantados pelo  vereador click 

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO


REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Nota de pesar sobre o falecimento de Eduardo Campos

13/08/2014 - 13h38 / Por Agência PT

“O conjunto do Partido dos Trabalhadores manifesta imenso pesar pelo falecimento do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, candidato à Presidência da República pelo PSB, em acidente aéreo ocorrido na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto.

Em função deste trágico fato, a direção nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu cancelar todas as atividades públicas referentes à campanha eleitoral 2014 nas esferas nacional, estadual e municipal, em manifestação de luto com duração de três dias.

O PT se solidariza com os familiares, amigos e correligionários de Eduardo Campos neste momento de dor diante de tão grande perda.



Brasília, 13 de agosto de 2014



Rui Falcão

Presidente do PT



Florisvaldo Souza

Secretário Nacional de Organização”


https://www.pt.org.br/nota-de-pesar-2/

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Balanço dos governos Lula e Dilma - Jornada Nacional de Formação

 Publicado em: 11 Agosto, 2014
Apresentação
Este é o primeiro texto de um conjunto que integrará a análise dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, para subsidiar o trabalho dos diretórios municipais e da militância na campanha de 2014. Futuramente, estes conteúdos farão parte do novo caderno 2 do módulo 2 da Jornada Nacional de Formação.
Os demais textos trarão análises, números, dados e resultados das políticas do governo, e serão publicados periodicamente no portal da Escola Nacional de Formação do PT.

Acompanhe, utilize e divulgue!

TEXTO 1 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Brasil hoje
Nos últimos anos, o Brasil tem vivido a concretização de um projeto de desenvolvimento, com promoção da justiça social, fortalecimento da democracia e presença soberana no mundo.
Um desenvolvimento inclusivo e sustentável, que articula as dimensões social, econômica, cultural, ambiental e ética, a partir do fortalecimento do Estado e da democracia, que se apoia no equilíbrio macroeconômico e no crescimento, e tem promovido a distribuição de renda, visando à superação da histórica desigualdade social, ainda expressiva no Brasil.
Balizas que, nos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, orientaram a concepção e implementação de políticas fundamentais para o desenvolvimento do País e que contribuíram para a redução das desigualdades regionais, como a produção de energia; infraestrutura; políticas agrária e agrícola, com ênfase na produção de alimentos; políticas de proteção ambiental e de produção sustentável; políticas industrial, naval e aeroespacial; políticas de segurança pública; o conjunto das políticas de proteção e desenvolvimento social; ampliação do direito à educação e novos padrões de produção de conhecimento e cultura.
São políticas públicas articuladas, de longo prazo, com solidez e continuidade, conformando parte do patrimônio político do Brasil.
Elaboradas a partir de princípios e conceitos que se pretendem tornar permanentes, como políticas de Estado, que possam constituir patamares de referência ao diálogo entre governantes e sociedade, estas políticas têm sido construídas nas discussões criativas e críticas com participação social, nas mais de 100 conferências realizadas nas esferas nacional, estadual e municipal e nos conselhos temáticos. Espaços institucionais, nos quais as mais diversas representações de interesses e opiniões são acolhidas e fomentam o debate e a pactuação de indicativos para os processos de tomada de decisões e o diálogo com o Congresso Nacional, com os governos estaduais e municipais.
O Brasil tem sido capaz de assegurar a estabilidade macroeconômica, a recuperação do crescimento e o controle inflacionário, com ampliação das taxas de investimento, tanto no setor público quanto privado. Houve investimentos em política industrial e agrícola; investimentos em infraestrutura econômica e social; investimentos em atividades intensivas em recursos naturais e a formação de um mercado interno de massas. A formalização nas relações de trabalho cresceu, o desemprego caiu e se encontra, hoje, em suas menores taxas históricas. A política de valorização do salário mínimo fez com que os salários tivessem expressivos aumentos, particularmente os dos trabalhadores e trabalhadoras de baixa renda. Os investimentos sociais têm assegurado e/ou ampliado direitos e contribuído para a superação das desigualdades sociais, culturais, étnicas e entre homens e mulheres.
Os governos do presidente Lula e da presidenta Dilma conduziram uma política de desenvolvimento social voltada à inclusão, à garantia de emprego e renda, ao acesso às políticas públicas e à universalização dos direitos, que possibilitou que  milhares de brasileiros e brasileiras saíssem da miséria. As brasileiras e os brasileiros beneficiários dos programas sociais têm tido oportunidades de trabalho e renda, acesso a cursos profissionalizantes e de elevação de escolaridade. A distribuição de renda tem sido efetiva e significativa.
Outra importante conquista para o Brasil é o planejamento integrado das políticas públicas do governo federal e o empenho no processo de planejamento destas políticas entre a União e os governos estaduais e municipais. Exemplo disso tem sido o processo de planejamento do desenvolvimento brasileiro pelo poder público, que introduziu a participação social e a perspectiva de integração na elaboração do Plano Plurianual – PPA.
O Plano Plurianual em escala federal tem sido produzido como um Plano Nacional, que visa se constituir em instrumento de planejamento estratégico do Estado brasileiro, estabelecendo metas que dialogam, por meio de avaliações, com as metas estabelecidas anteriormente.
O Plano Plurianual constitui-se em referência para os investimentos públicos e privados do País e para a elaboração dos PPAs Estaduais e Municipais, de acordo com as determinações constitucionais.
O governo federal elaborou, para esse fim, uma ousada ação de capacitação dos gestores e gestoras públicos em vários municípios do País, tendo como base o desenvolvimento das políticas no território, com suas características específicas, a articulação entre as políticas e a ampla participação da sociedade. Trata-se de articular o PPA Federal com os PPAs Municipais, de sorte a desenvolver uma cultura de planejamento estratégico e torná-la, de fato, uma questão nacional.
O Brasil antes
Antes dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, a situação no Brasil não era essa. Os governos de Collor e FHC dirigiram o País a partir das referências do programa neoliberal, cujas características são expressas em:
ajuste fiscal, beneficiando o mercado financeiro e provocando a concentração de renda, o aumento do desemprego e da pobreza;
subordinação aos interesses norte-americanos na política externa, consubstanciada, por exemplo, na discussão sobre a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas);
“Estado Mínimo”, com a redução de direitos (diminuição do acesso e da qualidade dos serviços públicos) e de investimentos em políticas sociais e em infraestrutura do País e privatização das empresas estatais;
criminalização e desmoralização dos movimentos sociais;
redução das responsabilidades do Estado, transferindo suas funções para outras instituições;
interdição do debate sobre o desenvolvimento.
O PT se posicionou publicamente contra essas medidas e apresentou outro projeto ao Brasil. Apoiando-se nas suas históricas bandeiras de lutas e nas conquistas inscritas na Constituição de 1988, defendeu as instituições públicas, o patrimônio do País, a prevalência da justiça social sobre a lógica do mercado e o fortalecimento dos movimentos sociais.
Atualmente, com a ampliação das oportunidades à sociedade, os brasileiros e brasileiras, especialmente os jovens, voltaram a sonhar com um futuro de acesso ao conhecimento, ao trabalho, aos direitos sociais.
Hoje, a maioria da sociedade sabe que tem o direito de querer mais. Direito que somente poderá ser realizado mediante a permanência e consolidação do projeto de desenvolvimento implementado pelos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma.
Afinal de contas, como diz a presidenta Dilma, o fim da miséria é apenas o começo.

JORNAL DIGITAL - 11 DE AGOSTO DE 2014

Para receber semanalmente o jornal digital do vereador Beto Cangussu mande seu e-mail para betocangussu@camararibeiraopreto.sp.gov.br ou preencha o formulário ao lado

UPA NORTE RECEBE O NOME DE NELSON MANDELA

A unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, recebe o nome de Nelson Mandela.
A homenagem ao líder africano foi de autoria do vereador Beto Cangussu, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
O vereador homenageou Nelson Mandela que a vida inteira lutou pelos direitos humanos na Africa do Sul.
Leia mais sobre Mandela click em
http://blogbetocangussu.blogspot.com.br/search?q=mandela

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

TRABALHOS DA ASSESSORIA DO VEREADOR BETO CANGUSSU


A assessora do Vereador Beto Cangussu, Sra. Carmen de Oliveira Honório conversando com a Sra.  Lúcia Helena  F. Santos e demais moradoras relatam que a Praça Teresinha de Sousa Moresca está totalmente escura  a vários meses, pois os fios dos postes no interior da praça foram roubados. A fala de iluminação coloca em risco os moradores que usavam a praça para caminhadas. O vereador Beto Cangussu encaminhou uma Indicação a Secretária da Infraestrutura, dia 15 de julho de 2014,  solicitando o conserto da iluminação da praça o mais rápido possível. A Assessora do vereador, junto com os moradores está passando um abaixo assinado para acelerar o processo.
O assessor do vereador Beto Cangussu, Sr. Heleno Bento Santana visitou a Unidade Básica de Saúde Dr. Álvaro Panazzolo, localizada na Rua Apeninos, bairro Vila Albertina. Foi constatado que houve reforma e troca de móveis e outros equipamentos. Segundo uma Agente Comunitária de Saúde, a UBS está em melhores condições para acolher os pacientes daquela região.  Participou juntamente com o vereador e familiares da grandiosa quermesse realizada no Santuário Nossa Senhora Aparecida, dirigida pelo Pároco Reginaldo, que está de parabéns pelas promoções realizadas, que sempre tem a grande participação dos voluntários e fiéis. Participou também,  da tradicional quermesse realizada na Paróquia São Paulo Apóstolo, na Rua José da Silva, no Jardim Paulista, que é dirigida pelo Padre Marcelo de Souza e seus fiéis colaboradores e voluntários, que muito receptivos e animados proporcionaram esta grande festa aos participantes e moradores daquela região. Mais uma vez, parabéns ao Padre Marcelo e demais pelo maravilhoso evento. 
O assessor do vereador Beto Cangussu, Sr. Mauro Aparecido Rodrigues em visita aos bairros Adão do Carmo verificou a limpeza e roçada da marginal do corrégo Vista Alegre e a falta do recolhimento dos entulhos e galhos entre as ruas Lindauro Machado Santana, Tereza Marim e Benedito Gallácio, no bairro   Solar Boa Vista constatou a situação de abandono que se encontra a praça Vicente Golfeto e a quadra de esportes, alvo de várias indicações feitas pelo vereador para solucionar os problemas. Organizou o Encontro sobre o Plebiscito Popular no grupo Fé e Política da Paróquia São João Batista, com a presença do convidado Vereador Beto Cangussu.

Leia a Indicação do vereador Beto Cangussu para o conserto da iluminação da Praça Teresinha de Sousa Moresca click

FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS NO RECESSO ESCOLAR


O vereador Beto Cangussu requereu à Secretaria da Educação informações sobre o funcionamento das escolas no período do recesso escolar.
Leia o requerimento e a resposta da Secretaria click

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO


quarta-feira, 6 de agosto de 2014

MOÇÃO DE REPÚDIO AO GENOCÍDIO NA FAIXA DE GAZA


O vereador Beto Cangussu apresentou na sessão da Câmara Municipal, do dia 05 de agosto de 2014, uma Moção de Repúdio ao estado de Israel, pelo fim do Genocídio em Gaza e em defesa do povo Palestino.
Leia a Moção click