quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

VEREADOR BETO CANGUSSU QUESTIONA SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O vereador Beto Cangussu questiona secretário municipal de educação sobre atribuição de salas livre aos professores emergenciais em detrimento aos professores concursados, vide ofício abaixo: 






ANEXOS


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

RECAPEAMENTO DE RUAS DO BAIRRO MONTE ALEGRE


Notícia do Facebook da Prefeita Darcy Vera
"Assinei convênio junto a Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de R$ 245 mil, de emenda parlamentar do Deputado Federal Paulo Teixeira, por intermédio do vereador Beto Cangussu, para RECAPEAMENTO DAS SEGUINTES RUAS DO BAIRRO MONTE ALEGRE:

- ITAPETININGA (no trecho entre as ruas: Appa e Adalberto Pajuaba)
- ANTÔNIO GUAL (no trecho entre as ruas: Rondônia e Paranapanema) 
- PORTO ALEGRE (no trecho entre as ruas: Rondônia e Paranapanema) 
- CORONEL CAMISÃO (no trecho entre as ruas: Rondônia e Paranapanema) 
- TEREZINA (no trecho entre as ruas: Rondônia e Paranapanema).

AGRADECIMENTO POR MELHORIAS NO AVELINO PALMA!

Prefeita agrade vereador Beto Cangussu pelo facebook
"Recebi agora pouco o vereador Beto Cangussu. Ele veio me agradecer pela reforma realizada na PRAÇA ARMANDO LAGAMBA, no bairro AVELINO PALMA, também pela IMPLANTAÇÃO DE VESTIÁRIO, TROCA DE ILUMINAÇÃO E REFORMA DO CAMPO."
A verba a utilizada é resultante de emenda parlamentar do Deputado Federal Paulo Teixeira, por intermédio do vereador Beto Cangussu.
Foto de Dárcy Vera.

SEGURANÇA PARA A CSU DA VILA VIRGÍNIA


O vereador Beto Cangussu em visita ao Centro Social Urbano da Vila Virgínia, dia 14 de janeiro de 2014, constatou problemas na limpeza e segurança do CSU.
Fez vários Requerimentos à Prefeitura Municipal, solicitando providências em relação a segurança do equipamento público.
Recebeu como respostas:

1 - A Guarda Municipal declarou a impossibilidade do serviço fixo de segurança: "O efetivo da guarda Municipal não permite escala fixa em todos os logradouros públicos municipais" (Superintendente da Guarda Municipal - André Luiz Tavares).

2 - A Secretaria da Educação - dia 27 julho de 2015 (responsável pelo Local) declarou que "enfrenta limitações com a prestação de contas para investir recursos da educação em segurança, limpeza e manutenção da referida unidade. Sendo assim, a pasta mantém estudos juntamente com a Secretaria de Governo e Casa Cívil no sentido de transferir o próprio CSU da Vila Virgínia à Secretaria de Esportes, a fim de que a questão seja solucionada. (Secretario da Educação - Angelo Invernizzi Lopes);

3 - Secretaria da Educação - dia 25 de setembro de 2015 - declarou: "os estudos para a transferência do CSU da Vila Virgínia, à Secretaria Municipal de Esportes, ainda estão em desenvolvimento, não havendo um posicionamento oficial a ser informado no momento." (Secretario da Educação - Angelo Invernizzi Lopes).



CONSEQUÊNCIA: LEIA A MATÉRIA NOS JORNAIS ACIMA.

LEIA OS REQUERIMENTO E AS RESPOSTAS DA PREFEITURA, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, GUARDA MUNICIPAL E SECRETARIA DOS ESPORTES, click aqui


LUCAS CHIARETTI DA CRUZ

foto: VIVIANE MENDES

O vereador Beto Cangussu homenageou a família do jovem Lucas com o Projeto de Lei denominando de Lucas Chiaretti da Cruz  logradouro público ou próprio municipal.

Lucas Chiaretti da Cruz ficou marcado na vida de todos aqueles que o conheceram, pelo grande exemplo de vida e dedicação ao próximo.
Nascido e Ribeirão Preto, no dia 26 de abril de 1988,
Filho de Antônio Anísio da Cruz e Dalva Aparecida Chiaretti da Cruz.

Lucas começou desde muito cedo a trabalhar, aos 10 anos de idade ingressou na empresa do pai (Anísio Revestimentos) como atendente de telefone. Devido ao seu grande empenho e responsabilidade tornou-se o braço direito dos pais, vindo a exercer a função de financeiro da Empresa.
Desenvolveu Trabalhos Pastorais na Paróquia de Santa Maria Goretti na Vila Virgínia, como coordenador de grupo de jovens, teve grande atuação na área de orientação e apoio aos jovens com dependência química de álcool e drogas.
Sempre teve um especial carinho e atenção a crianças e idosos.
Participou do ministério da música, atuando nas celebrações litúrgicas e encontros paroquiais.
Apaixonado por esportes jogava futebol no clube de Regatas e também no time “Irmãozinhos da Igreja” da Paróquia de Santa Maria Goretti, onde ele é Patrono do Campeonato.
Em dezembro de 2006 aos 17 anos foi acometido com câncer. Fez quimioterapia durante o ano de 2007, tendo se recuperado em 2008.

Em maio de 2009 a doença retornou nos ossos e passados 7 meses enfermo, veio a óbito em 23/10/2009 às 17 horas, aos 21 anos de idade.

JORNAL A CIDADE 23 DE DEZEMBRO DE 2015


terça-feira, 22 de dezembro de 2015

POLÍTICA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO


Será votado hoje, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, a Política Municipal de Saneamento Básico, Projeto de Lei Complementar nº 245/2015.
Leia o Projeto de Lei click aqui

Leia os cadernos adicionais  CADERNO 1  e    CADERNO 2


segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

TRABALHOS DA ASSESSORIA DO VEREADOR BETO CANGUSSU

·         Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, participou de reunião na ONG Casa da Mulher Vanda Lúcia de Freitas, no bairro Valentina Figueiredo, que em reunião com a diretora Sra. Antônia e os demais voluntários foi tratado da parceria do gabinete do vereador Beto Cangussu para um dia de lazer com as crianças e adolescentes da entidade no clube Banespinha e foi concluído os detalhes com respeito ao passeio que ocorreu no dia 02/12/2015, às 9h da manhã.
·         Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, esteve em visita ao bairro Avelino Alves Palma e foi constatado que várias indicações não foram atendidas e, portanto, as mesmas se tornarão requerimentos para o atendimento aos munícipes daquele bairro. Também foi solicitada a roçada de mato alto na área pública que fica entre a Avenida José Benélli, esquina com Rua Adair Fernandes de Matos, através da Sra. Maria Silva, que é comerciante do bairro e relata a insatisfação dos moradores com a má conservação do bairro por parte da Prefeitura.
·         Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, visitou o bairro Campos Elíseos e moradores pedem mais atenção no tocante aos serviços de limpeza e conservação do bairro como um todo e através do Sr. Wanderley Olímpio Thereziano, que reside na Av. Marechal Costa e Silva, 1809, pedem com urgência a roçada de mato alto em toda a Avenida mencionada e, segundo ele, há uma insatisfação muito grande quanto aos serviços de limpeza e conservação do bairro como um todo pelo poder público municipal.
·         Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, participou do evento com crianças e adolescentes do SCFV Núcleo Marincek na Recreativa de Campo, que envolveu crianças e adolescentes, a coordenadora Marisa, funcionários, voluntários, diretores do Clube, Sr. Rubinho e Sr. José Rodolfo, e funcionários do Clube. Essa importante parceria proporcionou um dia de lazer e integração para o bem de todos. Parabéns a todos que, direta e indiretamente, proporcionaram essa maravilhosa ação comunitária.
  
  • A assessoria do vereador Beto Cangussu participou da ação de partilha solidária de alimentos envolvendo os parceiros Sonho Real, Casa da Mulher Vanda Lúcia de Freitas, Creche Lar Irmã Izolina e Núcleo Futuro Aberto da Igreja da Lapa (Campos Elíseos). Nossos agradecimentos à presidente do Sonho Real, Sra. Cláudia Wolf, que coordenou essa ação, e, juntamente com todos aqueles que direta ou indiretamente colaboraram para um final de ano melhor para as pessoas assistidas pelas entidades.
  • A assessoria (Sr. Heleno e Sr. Marcos) do vereador Beto Cangussu esteve em visita ao bairro Planalto Verde e moradores do bairro, através do Sr. Moacir Ibelle, solicitam com urgência a solução de problema de esgoto a céu aberto em área pública, bem como serviços de tapa buraco na Rua Ricardo Sete, nº 431, e roçada de mato alto em área pública na rua citada. O Sr. Moacir agradeceu o empenho do vereador através da sua assessoria e fica no aguardo da solução por parte da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
  • Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, visitou o bairro Simioni e moradores desta região pedem com urgência roçada de mato alto em toda a extensão da Av. General Euclides de Figueiredo. A Sra. Pamella Gonçalves Teixeira da Silva, comerciante da Av. citada, pede o máximo de atenção para o bairro e região no tocante aos serviços de limpeza e conservação, pois os moradores estão indignados com o descaso para com os bairros da cidade por parte do poder público municipal.
  • Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, visitou aos bairros Valentina Figueiredo e Jardim Antônio Marincek e moradores reivindicam com urgência roçada de mato alto em toda a extensão da Via Norte (Av. Eduardo Andrea Matarazzo) e suas vicinais, além das Av. José de Laurentis, Av. João Ferreira de Mello, Av. João Batista Duarte e Av. Maestro Hervê Coordowil, pois relatam que o mato alto atrapalha muito o trânsito, provocando acidentes, além do perigo da dengue e da insegurança.
  • Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, participou e representou o vereador em mais uma promoção de final de ano realizada pela Paróquia Espírito Santo, no bairro Geraldo Correa de Carvalho. O evento contou com a presença de muitos moradores e fiéis paroquianos, foi muito animado e participativo por parte da comunidade local e regional. Parabéns a todos que de alguma forma colaboraram com a promoção em prol das obras da Igreja, que é de grande importância na evangelização, assistência social às famílias carentes e aos trabalhos com diversos grupos da comunidade.

  • Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, participou e representou o vereador no evento de final de ano promovido em parcerias com a Casa da Mulher Vanda Lúcia de Freitas, envolvendo as crianças, adolescentes e famílias que são assistidas. O evento contou com atividades recreativas e esportivas, com uma bela apresentação natalina feita pelos próprios atendidos, finalizando com uma confraternização. Parabéns à diretora Sra. Antônia, voluntários, parceiros e todos aqueles que proporcionaram essa maravilhosa festa de final de ano.











  • O assessor do vereador Beto Cangussu, Sr. Mauro Aparecido Rodrigues, participou ativamente como fiscal e Auditor do sorteio do programa  Minha Casa Minha Vida, realizado pela Cohab, fazendo cumprir o Projeto de Lei do Vereador Beto Cangussu, que determina a fiscalização dos sorteios por membros do Conselho Municipal de Moradia Popular de Ribeirão Preto.

  • O assessor do vereador Beto Cangussu, Sr. Mauro Aparecido Rodrigues, participou da coordenação e articulação das atividades desenvolvidas no Mês da Consciência Negra.  

  • O assessor do vereador Beto Cangussu, Sr. Mauro Aparecido Rodrigues, participou da reunião do Conselho Municipal de Moradia Popular dia 15 de dezembro de 2015.
  • O assessor do vereador Beto Cangussu, Sr. Mauro Aparecido Rodrigues, esteve trabalhando na fiscalização dos serviços públicos que deveriam ser realizados, como o conserto de vazamento de água, o conserto de vazamento de esgoto, a limpeza de áreas públicas e recapeamentos asfálticos, nos bairros Vila Virgínia, Parque Ribeirão Preto e Jardim Progresso.
  • O assessor do vereador Beto Cangussu, Sr. Mauro Aparecido Rodrigues, esteve representando o vereador nas visitas: ao Sr. Francisco Magazoni, membro da diretoria do CEPROAVI - Centro de Proteção a Vida no bairro Vila Virgínia: na Associação São Francisco de Assis Gewo Haus, a Sra. Eva Teixeira, da Associação de Moradores do Bairro Maria das Graças e na Paróquia Sagrada Família participando do programa de ajuda às famílias carentes assistidas pela comunidade.                


quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

ATO PELA DEMOCRACIA E APOIO A PRESIDENTA DILMA


O gabinete do vereador Beto Cangussu esteve presente no Ato pela Democracia e apoio a Presidente Dilma, dia 16 de dezembro de 2015, em São Paulo.

Os movimentos sociais, militantes, representantes do mandato do vereador Beto Cangussu, apoiadores do governo da presidenta Dilma Rousseff e da democracia foram para São Paulo para participar do Ato chamado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), e por movimentos sociais de todos os estratos populares da sociedade, pelas centrais, seus sindicatos filiados e por partidos políticos.

Veja as fotos click aqui.

CERIMÔNIA DE AGRADECIMENTO - GAEMA NÚCLEO PARDO



OS PROMOTORES DE JUSTIÇA DO GAEMA – NÚCLEO PARDO, Dra. Cláudia Maria Lico Habib Tófano e Dr. Luis Henrique Paccagnella promovem a cerimônia de agradecimento pelo voto favorável ao Projeto de Lei Complementar nº 149/2014, que dispunha sobre a revisão do Plano Diretor do município de Ribeirão Preto e, em seu art. 23, previa o impedimento da urbanização na bacia do córrego das Palmeiras II na área delimitada ao sul pela linha férrea e ao norte pelo rio Pardo, área de proteção do Aquífero Guarani, tendo em vista que nesse voto Vossa Senhoria demonstrou seu compromisso com as gerações futuras.
O evento ocorreu no dia 16 de dezembro de 2015, às 19 horas, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, localizado na rua Prudente de Morais, nº 409, Ribeirão Preto, SP.

VEREADOR RECEBE A VISITA DO PROFESSOR AFONSO LICHTENFELS


O vereador Beto Cangussu recebeu em seu gabinete, dia 16 de dezembro, a visita do Professor Afonso Lichtenfels, para discutir projetos e ideias para a Escola do Parlamento.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ATO PELA DEMOCRACIA E APOIO A PRESIDENTA DILMA



Os movimentos sociais, militantes, representantes do mandato do vereador Beto Cangussu, apoiadores do governo da presidenta Dilma Rousseff e da democracia foram para São Paulo para participar do Ato chamado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), e por movimentos sociais de todos os estratos populares da sociedade, pelas centrais, seus sindicatos filiados e por partidos políticos.

ATA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE MORADIA POPULAR DIA 15 12 2015



CONCURSO DAERP


O vereador Beto Cangussu requereu ao Daerp informações sobre o chamamento dos aprovados no Concurso Público do Daerp.
Informações como:
  1. Há previsão de novos chamamento dos aprovados no concurso 001/2013, para o fim do ano de 2015 e o primeiro semestre de 2016? Dar resposta com base no Planejamento da Autarquia.
  2. Especificamente, em relação ao cargo de Operador de Sistema de Água, o superintendente do Daerp, em resposta ao Requerimento da Câmara, já informava a necessidade de contratação de 30. Uma vez que foram chamados somente 12, quando serão chamados os demais?
Leia o requerimento e a Resposta da Prefeitura

BOLETIM DE CONJUNTURA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

Ano 3 - nº 338 - 15 de dezembro de 2015


ECONOMIA NACIONAL E INTERNACIONAL
Debate sobre meta fiscal de 2016 divide governo e parlamentares: O debate acerca da meta fiscal de 2016 e sobre como obtê-la tem causado divisões no governo e no parlamento, que reflete as diferenças de estratégias de saída da crise de seus proponentes. O ministro Joaquim Levy e os defensores do atual ajuste fiscal apoiam a proposta de manter a meta de superávit primário em 0,7%, estabelecida na última revisão das estimativas fiscais em 2015. Para isso, o governo precisaria contar com uma nova rodada de cortes de gastos e investimentos, que, segundo a proposta do relator do orçamento, poderá atingir inclusive o Bolsa Família, que teria uma redução de R$ 10 bilhões. O governo é contrário ao corte no Bolsa Família e aponta para a necessidade de aprovação de algumas MPs que aumentariam a arrecadação pública, como a que aumenta o Imposto de Renda sobre juros de capital próprio e a que finaliza a isenção de PIS/Cofins sobre eletrônicos. Por outro lado, há alguns congressistas e ministros que defendem a redução da meta fiscal, dado o cenário de deterioração econômica e das receitas fiscais, que tem obrigado o governo a recuar de suas metas por completa impossibilidade de alcançar superávits em um momento de recessão prolongada. Para estes, uma meta fiscal menor significaria maior margem para o governo manter seus investimentos e alguns programas sociais básicos, enquanto uma meta mais ousada implicará ou seu abandono ou o corte de importantes programas para o país.
Comentário: A discussão sobre as metas orçamentárias em 2016 beiram um exercício de ficção. Como não se sabe se a economia irá reagir após um ano de profunda recessão como 2015, é muito difícil fazer promessas fiscais, uma vez que o nível da arrecadação pública é completamente incerto. A discussão, portanto, é simbólica e envolve unicamente a coordenação das expectativas e a assunção, por parte do governo, de um compromisso de perseguir um superávit primário positivo no ano vindouro. O problema real é que o governo perdeu a capacidade de coordenar as expectativas, uma vez que vem recorrentemente tendo de recuar de suas ambiciosas metas, estabelecidas como exercício de vontade por seus formuladores, mas que encontram pouco ou nenhuma factibilidade no atual cenário econômico. Neste sentido, seria mais vantajoso assumir um compromisso com uma meta positiva, mas menor que o atual 0,7%, evitando a necessidade de revisões constantes devido à quase inevitável perda de arrecadação. Ademais, a meta fiscal não deveria ser pensada isoladamente, como um elemento passível de definição a priori, mas sim como parte de uma estratégia de saída da crise, apontando as áreas em que os investimentos devem ser realizados para promover a retomada do crescimento econômico e, portanto, da arrecadação. A discussão orçamentária, quando feita orientada para uma estratégia de política econômica e não somente para a obtenção de uma meta abstrata com o objetivo de sinalizar positivamente para o mercado, pode ser uma importante peça que explicite o caminho que será tomado pelo governo para tirar o país da recessão.

AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
Arrecadação Federal/Brasil
15h
Tesouro Nacional

* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CONVITE - ATO PRÓ-DILMA 16 DE DEZEMBRO EM SP

Caros (as) companheiros (as),
Os movimentos sociais, militantes e apoiadores do governo da presidenta Dilma Rousseff e da democracia irão às ruas no dia 16 de dezembro.
O Ato está sendo chamado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), e por movimentos sociais de todos os estratos populares da sociedade, pelas centrais, seus sindicatos filiados e por partidos políticos.
Em São Paulo, o ato acontecerá, a partir das 17h, na Avenida Paulista. Os manifestantes seguirão em caminhada até a Praça da República.

Sairão ônibus de Ribeirão Preto e Araraquara, para podermos ampliar esse movimento.

VEREADOR BETO CANGUSSU - 10 12 2015 - DIA INTERNACIONAL DO DIREITOS HUMANOS

CONSELHO LOCAL DE SAÚDE - ADÃO DO CARMO


CERIMÔNIA DE AGRADECIMENTO - GAEMA NÚCLEO PARDO


OS PROMOTORES DE JUSTIÇA DO GAEMA – NÚCLEO PARDO, Dra. Cláudia Maria Lico Habib Tófano e Dr. Luis Henrique Paccagnella promovem a cerimônia de agradecimento pelo voto favorável ao Projeto de Lei Complementar nº 149/2014, que dispunha sobre a revisão do Plano Diretor do município de Ribeirão Preto e, em seu art. 23, previa o impedimento da urbanização na bacia do córrego das Palmeiras II na área delimitada ao sul pela linha férrea e ao norte pelo rio Pardo, área de proteção do Aquífero Guarani, tendo em vista que nesse voto Vossa Senhoria demonstrou seu compromisso com as gerações futuras.
O evento ocorrerá no dia 16 de dezembro do corrente ano, às 19h00, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, localizado na rua Prudente de Morais, nº 409, Ribeirão Preto, SP.
  Leia o convite

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

JORNAL DIGITAL 11 DE DEZEMBRO DE 2015

 O jornal digital é remetido semanalmente por e mail, com notícias da atuação do vereador, seguindo a linha de transparência que pauta o mandato.       
Se você quiser receber o Jornal preencha o formulário ao lado.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

BETO CANGUSSU DESTACA A TRAJETÓRIA DO PT-RP NA RÁDIO LINHA DIRETA


 / Por Agência Rede PT Ribeirão
Beto Cangussu destaca a trajetória do PT-RP na Rádio Linha Direta
O vereador Beto Cangussu participou do Entrevista LD, da Rádio Linha Direta, do PT de São Paulo, falando sobre a sua trajetória política dentro do Partido, no município de Ribeirão Preto, e também a falta de investimento estadual na cidade. Beto está em seu terceiro mandato como vereador e já ocupou cargos na administração petista do então prefeito Antônio Palocci Filho, entre 1993 e 1996.
Atualmente, Beto é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e, na entrevista, falou sobre um problema de racismo ocorrido na Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, que está acompanhando. Ele falou sobre a sua militância política, desde a época de bancário, e dos cargos exercidos no poder público, como diretor do Cetrem, diretor-administrativo da Secretaria da Educação e secretário de Assistência Social, todos na primeira gestão de Palocci.

Beto Cangussu também foi presidente do DM de Ribeirão Preto entre 1997 e 1999. Ele destacou que o Partido, na cidade, também enfrenta os mesmos desafios do restante do País, como ódio e intolerância incentivados pela oposição conservadora do País. O vereador detalhou a trajetória do PT na Câmara local desde 1989 e também falou sobre as atuações inexpressivas do governo estadual, tucano, no município, culminando com o problema da ameaça de fechamento de escolas, falta de segurança e excessos de pedágios nas estradas da região, entre outros assuntos.

Beto enfatizou os investimentos do governo federal em Ribeirão Preto, como os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da presidenta Dilma Rousseff. E destacou que o PT local está voltando às suas bases e que o Partido ainda tem muito a contribuir para o País. 
---
Rede PT Ribeirão