quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COMO É FEITA A SUPERVISÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


O vereador Beto Cangussu requereu a Secretaria Municipal da Educação, informações sobre o funcionamento da Supervisão das Unidades de Educação Infantil da rede Municipal de Educação.

Leia o Requerimento click em

terça-feira, 27 de agosto de 2013

REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES - 27 DE AGOSTO DE 2013



Para ler os Requerimentos e Indicações do Vereador Beto Cangussu apresentados na sessão do dia 27 de agosto de 2013 click em

PLANO DE CARREIRA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL


O vereador Beto Cangussu requereu a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto informações sobre o cumprimento da Lei  2515, que trata da Estruturação do Plano de Classificação de Cargos, Vencimentos e Carreira do Serviço Público Municipal da Administração Direta e Autárquica.
Leia os requerimentos e as respostas da Prefeitura click em

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

JORNAL DIGITAL 29 - 26 DE AGOSTO DE 2013



Para receber o jornal digital mande seu e mail para betocangussu@camaramunicipal.sp.gov.br

PARQUE DAS OLIVEIRAS


O vereador Beto Cangussu esteve sábado, dia 24 de agosto, visitando o Parque das Oliveiras.
Na ocasião esteve reunido com os membros da Associação dos Moradores, que reivindicaram uma atenção maior do poder público, quanto: a abertura da nova entrada do bairro, a situação da telefonia e da iluminação pública, entre outras questões.
O vereador Beto Cangussu ouviu os apelos dos moradores e salientou, “as questões que couber ao legislativo serão tomadas providências  com rapidez, como já foi feito anteriormente no retorno do Leva-e-Traz, na coleta regular do lixo, entre outras reivindicações, que consegui solucionar para o conforto dos moradores”.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

RESULTADO CONCURSO PROFESSORES PEB II E PEB III


O vereador Beto Cangussu requereu informações a Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria da Administração em relação ao concurso público para PEB II e PEB III.
Os questionamentos em relação ao concurso são:
1 - O contrato nº 014/2013 celebrado entre a Prefeitura Municipal e Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - VUNESP foi prorrogado?
2 - Se sim, fornecer cópia do Aditamento:
3 - Se não quais a medidas serão tomadas pela Administração Municipal para que a contratada cumpra o objeto do contrato e publique a classificação final dos Concursos para a qual foi contratada. Em conformidade com a alínea "m" do subitem l.l do item l do referido contrato:
4 - Se a contratada já forneceu a Administração Municipal a relação completa da classificação final, por que a administração Municipal ainda não deu a devida publicidade legal para a mesma?

Leia o requerimento completo click em

terça-feira, 20 de agosto de 2013

REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES 22 DE AGOSTO DE 2013


Para ler os Requerimentos e Indicações do Vereador Beto Cangussu apresentados na sessão do dia 22 de agosto de 2013 click em 

REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES - 20 DE AGOSTO DE 2013



Para ler os Requerimentos e Indicações do Vereador Beto Cangussu, apresentados na sessão do dia 20 de agosto de 2013, click em 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Jornal Digital 28 - 19 de agosto de 2013


MENOS ALUNOS POR SALA DE AULA


O vereador Beto Cangussu apresentou, à Prefeita Municipal de Ribeirão Preto, uma indicação para que o número de alunos por sala de aula seja reduzido e adequado, aonde os professores tenham condições técnicas de ministrar boas aulas e consequentemente teremos melhor desempenho escolar dos alunos.
O vereador indicou a redução do número de alunos por sala, como uma necessidade básica, para uma melhor qualidade de ensino e aprendizado.
A reivindicação é antiga e constatada toda vez que  pais, alunos e equipes pedagógicas são chamadas a discutir o assunto, pauta base da Conferência Nacional da Educação (2010), de sindicatos e movimentos populares.

Leia a indicação e a resposta da Secretaria da Educação click em

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

IRREGULARIDADES NO CONCURSO DO DAERP


Leia a representação ao TCE click em

REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES - 15 DE AGOSTO DE 2013



Requerimentos e Indicações apresentados pelo Vereador Beto Cangussu na sessão do dia 15 de agosto de 2013, click em

CEE DAS ÁREAS VERDES NÃO IMPLANTADAS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO


Foi realizada dia 14 de agosto de 2013, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a audiência de abertura da CEE das Áreas Verdes não implantadas no município.
A CEE presidida pelo Vereador Beto Cangussu teve como palestrante o Prof. Marcelo Pereira de Souza, que mostrou o estudo das áreas verdes que Ribeirão perde em vista de sua não implantação.
A audiência contou também com a participação do Promotor Público do Meio Ambiente o Dr. Ramon Lopes Neto; do Secretário do Meio Ambiente o Eng. Daniel Marques Gobbi; do ambientalista da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil o Sr. Manoel Tavares; dos vereadores Rodrigo Simões  e Maurílio Romano. Contou também com a participação de estudantes da USP, imprensa, representantes de entidades e movimentos populares.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES - 08 DE AGOSTO DE 2013



Requerimentos e Indicações apresentadas pelo Vereador Beto Cangussu na sessão do dia 08 de agosto de 2013, click em

Processo de Seleção de Tutores para o Curso de Pedagogia


A coordenação do curso de Pedagogia, na modalidade a distância, faz saber a todos quantos o presente  virem ou dele conhecimento tomarem que fará instaurar Processo de Seleção para Tutores.
 Para mais informações click em 

CONCURSO PROFESSORES PEB II


O vereador Beto Cangussu enviou a Secretaria Municipal da Educação dois requerimentos em datas distintas, solicitando a seguinte informação:
Qual a quantidade de professores PEB II que a Rede Municipal de Educação precisa para completar seu quadro de professores?

As respostas foram as seguintes:
1 - dia 07 de junho de 2013 - A Secretaria Municipal de Educação precisava de 90 professores - PEB II;

2 - dia 31 de julho de 2013 - A Secretaria Municipal de Educação precisava de 56 professores - PEB II.

Considerações:
a - Existe um Concurso em andamento;
b - De 90 professores para 56 professores são 34 professores a menos;
c - Esses 34 professores foram contratados como?

O vereador Beto Cangussu em função da controvérsia de informações, solicitou novo requerimento para entender a situação.
Leia as duas respostas da Secretaria da Educação e o novo requerimento click em

terça-feira, 13 de agosto de 2013

CONCURSO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Diante de vários pedidos dos professoras que prestaram Concurso (PEB I, PEB II e PEB III) na Rede Municipal de Educação, solicitamos informações com relação a quantos e quando serão chamados os concursados, e o número de vagas disponíveis.
Apresentamos um requerimento solicitando estas informações e obtivemos respostas da Secretaria da Educação, que não foram satisfatórias.

Em razão da resposta não ter sido conclusiva e não atender a todos os questionamentos do requerimento, estaremos apresentando, na próxima quinta feira (15/08/2013), novo requerimento solicitando informações corretas e detalhadas.

Leia o Requerimento e a resposta da Secretaria da Educação click em

ESPERAR NA FILA DO BANCO MAIS QUE O PREVISTO POR LEI DA MULTA MAIOR PARA OS BANCOS


O vereador Beto Cangussu apresentou a Câmara Municipal o projeto de Lei (nº 215) alterando o inciso II do artigo 2º 11.428 de 15/10/2007, que aumenta o valor da multa para quem esperar mais na fila dos bancos, que o necessário previsto na lei.
O setor financeiro é altamente lucrativo, e corriqueiramente desrespeita a Lei municipal nº 10.122 de 28 de junho de 2004, que dispõe sobre o tempo máximo de espera nas filas para atendimento do cidadão, tal desrespeito atualmente recebe como multa o valor de 2 (dois) salários mínimos,  que para o setor financeiro é verdadeiramente irrisório.

Por este motivo, é que estamos propondo esta alteração legislativa, com o intuito de darmos novas ferramentas coercitivas ao Órgão de Defesa do Consumidor, atacando o setor financeiro onde mais lhe é sensível, o lucro.

Leia a Lei e o Projeto de lei click em

REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES - 13 DE AGOSTO DE 2013

 Leia os Requerimentos e Indicações apresentadas pelo vereador Beto Cangussu na sessão do dia 13 de agosto de 2013,  click em

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

VEREADOR BETO CANGUSSU E A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF



Vereador Beto Cangussu ao lado da Presidente Dilma Rousseff na inauguração  de um trecho do Etanolduto, dia 12 de agosto de 2013 em Ribeirão Preto. O sistema terá o total de 1,3 mil quilômetros e atravessará 45 municípios, ligando as principais regiões produtoras de etanol nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás à Paulínia. 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR BETO CANGUSSU - CÂMARA MUNICIPAL 08 DE AGOSTO DE 2013

Senhor presidente, senhores vereadores, senhoras vereadoras, público presente.
Eu queria, não vou ter tempo para aprofundar, mas eu queria fazer dois registros nessa tribuna, de dois  fatos extremamente importantes, que estamos vivenciando e presenciando em nosso pais.

Os apóstolos do apocalipse

Em  um jornal de grande circulação em nosso pais ontem: “Cesta básica cai em nosso país pela primeira vez desde em 2007, pesquisa demonstra que alimentos derrubam a inflação em 18 capitais”, jornal de hoje: “Preço de alimentos cai em até 70% , queda é registrada no tomate, cebola ,batata, feijão e ovos”.  Agora eu gostaria de lembrar e gostaria de ouvir os apóstolos do apocalipse, que algum tempo atrás estavam advogando, que a inflação estava em descontrole, estávamos em caminho de inflação alta. Os apóstolos do apocalipse. Teve até um apresentador de televisão, que colocou um colar de tomate. O tomate estava a R$ 0,96 o kilo no mercado ontem, e eu dizia naquela época, de que os críticos pela crítica, esqueciam de propósito, de que nos quatro primeiros meses do ano é um período de entressafra  e os preços dos alimento sobem, portanto a inflação, era alguma coisa esperada, em razão dos preço dos alimentos.
A inflação desse mês, para não dizer que é zero %, é 0,03 %,  praticamente zero,
e a inflação acumulada nos doze meses está 6,2%, abaixo do teto da meta. Então, eu gostaria mais uma vez de chamar a atenção que em, razão de interesses eleitorais, os apóstolos do apocalipse, vão a campo para dizer que estamos num processo de inflação. Lembro até do programa do PPS, que uma senhorinha ia ao mercado e voltava com um carrinho com preço do tomate com 20%, 30% mais caro. Hoje os alimentos estão 70% mais barato, então eu fico imaginando, como que deve estar se corroendo o marqueteiro que fez o programa do PPS,  para poder justificar a queda dos preços.

Tucanos, daqueles de bico bem grande 
e plumagem colorida

Para finalizar, outra matéria que me chamou a atenção “Serra sugeriu que a Siemens fizesse acordo diz e mail”. Todo mundo está acompanhando o recente escândalo envolvendo o governo PSDB: nos governos Mário Covas, Serra e Alckmin,  que trata do metro de São Paulo: uma das empresas está declarando na Justiça, junto ao CADE de que foi forçada a fazer acordo para inviabilizar o metro e agora,  eu estou sentido a ausência, de alguns tucanos, daqueles de bico bem grande e plumagem colorida. 
O líder o PSDB no congresso, presidente do PSDB no estado de São Paulo,  deputado inclusive de Ribeirão Preto, gosta de falar de corrupção, não pode ver um microfone que está falando de corrupção, não pode ouvir falar de problemas de corrupção gosta de  dar uma entrevistinha, como se corrupção fosse um tema de um único partido ou de um único governo, mas andou meio sumido o deputado Nogueira nestas discussões. 
Eu espero que a Assembléia Legislativa cumpra com seu papel e investigue a fundo esse esquema,  essa vergonha, que está ocorrendo mediante esta denúncia da empresa Siemmens, o quanto de dinheiro foi tragado dos cofres públicos, com essa corrupção. Me lembro do caso Alstom, alguns anos atrás, que foi objeto de campanha eleitoral, mas sempre a imprensa abafando, a grande mídia, aquelas famílias que comandam os meios de comunicação em nosso país.
 A globo ainda não atacou, não está falando como devia falar dessa questão, a folha de São Paulo agora está falando, está ficando meio envergonhada, não tem mais como esconder. São milhões de reais envolvidos e São Paulo com problema de mobilidade: das capitais é uma das que menos tem investido em metro nos últimos anos.
Para onde está indo o dinheiro, tem dinheiro? Tem, mas esta indo para a corrupção. 
Eu espero que a Assembléia Legislativa cumpra com seu papel, eu espero que o Ministério Público também, que gosta também sempre que tem algum problema na prefeitura, no Governo Federal, na Prefeitura em outros estados que
gosta de fazer um misancene (mise-en-scéne) em respeito a isso espero que o procurado do estado também enfoque a máquina do  ministério publico para apura a responsabilidade.
Aquelas pessoas que já passam dessa vida para outra obviamente não vão responder mas que tudo os responsáveis, todos os governadores Geraldo Alckimim, José Serra e todos os diretores, os secretários de transporte do Estado de São Paulo, possam vir a público e dar satisfação, porque não é dinheiro de pinga que está se discutindo são milhões de reais que deixaram de ir pra o metro, para os trens, que foi para os bolsos para financiamento de campanha eleitoral. Nessa e outras é que o jovens foram a ruas protestar e devem continuar exigindo a diminuição da tarifa do metro e do transporte público.
Por isso que não tem transporte público barato nesse pais, porque, a corrupção engole. Então estamos aqui e vamos acompanhar, queremos que o PSDB sofra a devassa que muitas vezes o PT e outros partidos sofrem. 
Qualquer partido que estiver governando, diante de qualquer denúncia de corrupção  possa ser apurada.
Que todos os partidos e os homens públicos sejam submetidos as investigações necessárias e deem satisfação aos eleitores do Estado de São Paulo.

Muito obrigado.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CEE DAS ÁREAS VERDES NÃO IMPLANTADAS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO


A primeira audiência de instalação da CEE das Áreas Verdes não implantadas no Município de Ribeirão Preto tem um caráter especial  e muito importante no sentido de apontar o caminho a ser seguido pela Comissão de Estudos, uma vez que, o professor Marcelo Pereira de Souza ministrará palestra inaugural de funcionamento da CEE, apresentando um diagnóstico das áreas verdes públicas ocupadas irregularmente em nosso município.
Segundo o vereador Beto Cangussu estudar as razões dessas ocupações irregulares, e a conivência ou não das autoridades públicas com tais irregularidades a as medidas a serem tomadas para impedir a continuidade das mesmas, deve ser o objeto principal de estudo desta comissão. 

PROMESSAS DE CAMPANHA AGORA É PARA VALER


O vereador Beto Cangussu apresentou uma proposta a Lei Orgânica do Município para que os candidatos eleitos cumpram as promessas feitas na campanha eleitoral. Todos sabemos que muitos candidatos prometem que farão tudo e algo mais caso sejam eleitos, mas que infelizmente grande parte do que é prometido, não é cumprido durante seus mandatos, às vezes por questões operacionais e muitas das vezes, meramente por total falta de compromisso com as propostas apresentadas.
Segundo o vereador Beto Cangussu “uma outra questão é que as Administrações Públicas estão se tornando a cada dia mais gerenciais e a apresentação de um Planejamento para os 4 (quatro) anos do mandato dos administradores  públicos, com base nas suas propostas de campanha e elencados às diretrizes do Plano Diretor Municipal, contribuirá para que possamos ter após a aprovação desta Emenda a Lei Orgânica, uma administração que realmente vá em busca ao atendimento aos anseios e necessidades da sociedade.”

Leia a propositura completa click em 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES - 06 DE AGOSTO DE 2013



Leia os Requerimentos e Indicações do Vereador Beto Cangussu apresentados na Câmara Municipal na sessão do dia 08 de agosto de 2013.
Clik em 

FUVEST - MANUAL DO CANDIDATO AO VESTIBULAR 2014


A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), divulgou nesta quinta-feira o manual do candidato ao vestibular 2014. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas entre os dias 23 de agosto e 9 de setembro, exclusivamente pelo site da instituição. São oferecidas 11.057 vagas na USP e 100 vagas na FCMSCSP.
A taxa da prova custa 130 reais e os pedidos de isenção ou redução do valor devem ser solicitados até o próximo dia 10, também pela página virtual da Fuvest. Para serem dispensados do pagamento, os candidatos devem concluir o ensino médio inteiramente em escola pública e comprovar renda familiar de no máximo 998 reais por pessoa. Aqueles que possuem renda per capita de até 1.920 reais podem requerer o abatimento de 50% do valor (65 reais).
Neste ano, a USP abre dois novos cursos: bacharelado em ciências biomédicas na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com 25 vagas, e engenharia da computação na Escola Politécnica do campus USP Leste, com 50 vagas.
Provas – A primeira fase da Fuvest está marcada para o dia 24 de novembro, a partir das 13 horas. Com 90 questões de múltipla escolha e cinco horas de duração, a prova versará sobre as disciplinas obrigatórias do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Questões interdisciplinares também costumam fazer parte do exame.
A lista dos convocados para a 2ª fase do vestibular e os locais de exame serão divulgados no dia 16 de dezembro. A segunda etapa do processo seletivo está agendada para os dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2014 e compreenderá três provas de caráter analítico-expositivo. A primeira chamada acontecerá no dia 1º de fevereiro.

REVISÃO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO


PRESIDENTA DILMA - ESTATUTO DA JUVENTUDE

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

JORNAL DIGITAL Nº 26 - 05 DE AGOSTO DE 2013


Para receber o Jornal Digital do Vereador Beto Cangussu, mande seu e-mail para
 betocangussu@camararibeiraopreto.sp.gov.br

Baile na igreja Santa Luzia, no bairro Jardim Antárctica.


Vereador Beto Cangussu, família e amigos no Baile na igreja Santa Luzia, no bairro Jardim Antárctica, dia 03 de agosto de 2013.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SEMINÁRIO "Caminhos para o acesso a moradia"

Vereador Beto Cangussu organiza o seminário "Caminhos para o acesso a moradia"



Foi realizado na Câmara Municipal de Ribeirão Preto O Seminário "Caminhos para o acesso a moradia", sábado, dia 03 de agosto. Organizado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto (presidida pelo Vereador Beto Cangussu), Movimento Pró Moradia e Cidadania e União dos Movimentos de Moradia de São Paulo.
Palestraram  Marco Antônio Alves Jorge (urbanista, arquiteto e Conselheiro Estadual de Habitação), Raimundo Bonfim (Coordenador Geral da Central de Movimentos Populares de São Paulo), Evaniza Rodrigues (assistente social, mestre em arquitetura e urbanismo e consultora da presidência da Caixa Econômica Federal) e Sidnei Euzébio Pita (Coordenador Nacional da União Nacional de Moradia).
Debateram-se os instrumentos positivos e negativos encontrados na legislação mediante atuação prática dos movimentos sociais de moradia, experiências de mobilização, levantes e articulações dos movimentos sociais com as comunidades, experiência regionais na luta por moradia e experiências com o programa do governo federal Minha Casa Minha Vida - Entidades.
O Vereador Beto Cangussu encerrou o seminário ressaltando a importância dos movimentos buscarem seus direitos e se organizarem na busca da moradia.


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Jornal BETO INFORMA - 1º SEMESTRE





Para receber o Jornal impresso do Vereador Beto Cangussu, ligue para (16) 3607 4082

SAINT GERARD - TV CLUBE 31 DE JULHO DE 2013



O vereador Beto Cangussu protocolou uma representação com pedido de instalação de Inquérito Civil, junto ao Ministério Público, solicitando que fosse cumprida a Lei Completar nº 2293, de 2008, que doou área institucional à Associação dos Amigos do Saint Gerard, pelo  período de 32 anos.
Como contrapartida da doação, em conformidade com o parágrafo único do artigo 2º da Lei, a Associação deveria construir uma creche no Bairro Antônio Palocci, destinada à comunidade carente daquela localidade,  para atender  no mínimo 100 crianças, no prazo de 03 anos da promulgação da Lei.
Devido ao não cumprimento do disposto na Lei, o vereador solicitou a imediata construção da creche ou a retomada da área que foi destinada a Associação dos Amigos  do Saint Gerard

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA


“Escutar, interpretar e posicionar-se sobre as vozes das ruas”

O entendimento sobre as manifestações de junho em nosso País continuam instigando-nos sobre a sua significação. Quais foram às causas que levaram à mobilização? Qual o perfil dos manifestantes que foram às ruas? Qual a natureza ideológica e ou programática das pautas existentes nas manifestações? As manifestações levarão a um avanço ou a um retrocesso em nossa incipiente democracia? Analisar essas questões pode apontar um caminho.
1º) Ante as práticas da maioria de nossa classe política,e a campanha sistemática dos grandes meios de comunicações em “denegrir a imagem da política e dos políticos”, igualando-os, como se fossem “farinha do mesmo saco”, é natural que as manifestações de junho tivesse como ponto central a rejeição aos políticos e a negação da política. Quem está no governo, foi o alvo principal dos manifestantes.
2º) Ao analisar a média de idade dos manifestantes, poderíamos afirmar que se tratou na maioria de jovens de 20 a 25 anos. Em 2003, quando assumiu o governo do PT, eles tinham de 10 a 15 anos, portanto, não conheceram uma realidade de inflação, juros, dólar e desemprego altos, estagnação econômica, baixos investimentos sociais, ausência de política para a juventude, etc. O bordão das manifestações “o gigante acordou”, além de pretensioso não corresponde à realidade das lutas democráticas desse país nas últimas décadas. O “gigante” (povo) já está nas ruas há muito tempo: na luta contra a ditadura, na luta pelas “Diretas”, na luta pela “constituinte de 88”, no impechament do Collor, na luta pela Reforma Agrária, na Luta pela jornada de 40 horas semanais, dentre outras. Se alguém ‘acordou’, não foi às gerações passadas, foram às novas gerações. Temos, portanto, um problema geracional de entendimento sobre o Brasil Atual e o Brasil do passado pós ditadura militar.
3º) Na pauta das reivindicações da “manifestações de junho”, não vimos cartazes com “Mais Emprego”, “Mais Habitação”, “Abaixo a Inflação”, “Universidade para Todos”, o que vimos foi uma multiplicidade de reivindicações: “Mais Saúde”, Mais Educação”, “Transporte Gratuito”, “Menos Corrupção”, “Abaixo a Rede Globo”, dentre outras.
Em que pese os avanços alcançados na última década, (menor índice de desemprego, 40 milhões de pessoas saíram da pobreza, acesso dos jovens à Universidade, dentre outros), os manifestantes querem mais. É bom que isso tenha ocorrido.
4º) Ante a inexistência de uma oposição partidária com um programa alternativo viável, Os grandes meios de comunicação (a verdadeira oposição existente no Brasil), que num primeiro momento ficara contra os manifestantes, taxando-os de “baderneiros”, vislumbrou a possibilidade de manipular as “manifestações de junho” contra o governo federal, divulgando cenas que mostravam uma rejeição ao PT e ao governo Dilma, quando na verdade a rejeição era contra a política e os políticos em geral, inclusive com forte rejeição à própria Globo. Nesse primeiro momento, a mídia e seus interesses conservadores ganharam a disputa da comunicação. Entretanto, não significa que continuarão ganhando, até porque, passado o impacto e a letargia inicial, tanto o governo federal como as forças progressistas entraram em campo para também “jogar o jogo”, na disputa pelos rumos das “manifestações de junho”.
Em minha opinião, “as manifestações de junho” ajudaram a “chacoalhar” o PT e o governo federal, destravando algumas pautas paralisadas em razão de nossa “governabilidade conservadora”. A disputa está apenas começando.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS