quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CEE REGIMENTO INTERNO - 10 de outubro de 2013



RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDO PARA ANALISAR, ATUALIZAR, CORRIGIR E ADAPTAR O REGIMENTO INTERNO ÀS NECESSIDADES ATUAIS DESTA CÂMARA MUNICIPAL.




A presente Comissão foi constituída por meio do Projeto de Resolução de nº 09/2013 de 06 de Março de 2013, tendo como membros os Vereadores André Luiz da Silva, Capela Novas, Evaldo Mendonça – Giló, Glaucia Berenice, Dr. Jorge Parada, Marcos Papa, Ricardo Silva, Saulo Rodrigues e Beto Cangussu presidente e relator desta comissão.

Esta Comissão foi proposta com o objetivo de analisar, atualizar, corrigir e adaptar o Regimento Interno às necessidades atuais da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, necessidades justificadas pelo longo período de promulgação e existência do mesmo, que data de 21 de dezembro de 1990.

É inadmissível imaginar que tal ordenamento jurídico, de natureza procedimental, de um Poder tão dinâmico como é o Legislativo, exista por tanto tempo sem a necessidade de correções e ou atualizações que pudessem responder às exigências conjunturais de funcionamento deste Poder que é o mais acessado, acompanhado, fiscalizado, tanto pelos meios de comunicação de massa, como pela população, que consciente de sua cidadania, exige cada vez mais que os poderes constituídos sejam transparentes e abertos a uma maior participação popular.

Ao longo desses anos todos de existência do atual Regimento Interno, muitas foram as proposições aprovadas pelos vereadores das diversas legislaturas vigentes desde então, com o intuito de responder às demandas apresentadas de forma pontuais. Se por um lado, tais modificações foram positivas, pois, atenderam às demandas específicas, por outro, tal fragmentação levou a uma situação de “descompasso” entre os diversos artigos do atual Regimento Interno, gerando muitas vezes, contradições, lacunas ou omissões na sua aplicação cotidiana.

O Regimento Interno, como norma interna corporis, tem como função regular o funcionamento do Poder Legislativo, tanto administrativamente, como do processo legislativo propriamente dito. É a norma queigualaos seus componentes, eleitos proporcionalmente pela população de Ribeirão Preto, independente do de votos obtidos por cada vereador ou do partido a que estão filiados. Por essa razão, o Regimento Interno deve guardar certa unidade e clareza no seu corpo normativo, prevendo, dentro do possível, respostas concretas e objetivas a todas as situações de possíveis divergências, existentes nas relações, sejam de natureza administrativa ou legislativa, entre os membros do Poder Legislativo.

Essa foi a preocupação central no trabalho desta Comissão: garantir unidade do corpo normativo, evitando-se contradições, lacunas ou omissões, na aplicação do mesmo no funcionamento cotidiano do Poder Legislativo, mormente, no processo legislativo propriamente dito.

A nossajovem democracia, arquitetada pela nossa Constituição de 88, exige cada vez mais o protagonismo de nosso eleitor/cidadão em sua relação com os Poderes Constituídos, transformando sua participação política, não mais apenas no simples ato de votar em seus representantes, mas, principalmente, no exercício direto de sua cidadania por meio de sua participação cada vez maior nos destinos e no funcionamento dos mesmos.
Por essa razão, se pretendemos que o Poder Legislativo local, continue sendo a “Casa do Povo”, nada mais justo do que chamarmos esse mesmo Povo a participar da elaboração das normas que regem o funcionamento deste mesmo Poder, vale dizer, do seu Regimento Interno.

Tendo essa premissa como guia dos trabalhos desta Comissão Especial de Estudo, a metodologia utilizada para elaboração da proposta do “Novo Regimento Interno”, foi a da realização de Audiências Públicas Participativas, na análise, discussão e elaboração desta nova proposta.

Além disso, foi formado um grupo de discussão na internet, cujo endereço eletrônico era: http://br.groups.yahoo.com/group/regimentointernocamararibeirao/, cujo objetivo era receber contribuições de internautas, e também publicar as propostas de alterações apresentadas durante as audiências públicas.

Foram realizadas 09 Audiências Públicas, organizadas por eixos temáticos, conforme calendário abaixo descriminado, além do trabalho interno de sistematização das propostas apresentadas e de 02 Audiências conclusivas, uma para apresentação da sistematização das propostas consensuais e divergentes, e outra para apresentação do Relatório Final e do Ante projeto doNovo Regimento Interno:

18/03 – Instalação da Comissão e aprovação do calendário de trabalho da mesma.
01/04 – Comissões Permanentes.
15/04 – Comissões Parlamentares de Inquérito, Comissões Especiais de Estudo.
29/04 – Proposições e suas tramitações.
13/05 – Sessões da Câmara Municipal.
27/05 – Discussão e deliberação das proposituras legislativas.
10/06 – Participação popular: Tribuna Livre e projetos de iniciativa popular.
24/06 – Elaboração legislativa especial e dos controles (Lei Orçamentária, LDO, Plano Plurianual e Plano Diretor, Codificações, L.O.M., Julgamentos de Contas).
15/07 – Regimento Interno e sua interpretação.
09/07 a 31/07Compilação das propostas apresentadas (Trabalho interno).
30/09 - Apresentação da sistematização das propostas consensuais e divergentes.
10/10 – Relatório Final

Durante as audiências, eram lidos os artigos relacionados a cada um dos eixos temáticos acima descritos, havendo proposta de alteração, apresentada por vereador, por munícipe participante da audiência ou por internauta no grupo de discussão, as mesmas eram analisadas, discutidas. Havendo aprovação por consenso entre os participantes da audiência pública, a mesma era incorporada ao anteprojeto do Novo Regimento Interno.

Não havendo consenso na aprovação da proposta, com intuito de valorizar e aproveitar cada uma das propostas decidiu-se que as mesmas iriam ser apresentadas separadamente em forma deemendas, a serem apreciadas separadamente pelo Plenário da Câmara, por ocasião da discussão do Anteprojeto doNovo Regimento Interno.

Com esta metodologia, buscou-se dar transparência e valorizar cada uma das propostas apresentadas durante as audiências públicas realizadas durante o trabalho desta Comissão.

Após o término das Audiências Públicas, todas as propostas foram tabuladas e apresentadas em forma de relatório com três colunas: O Regimento atual, oNovo Regimentocom as alterações consensuais e as propostas polêmicas que serão apresentadas como emendas.

Este relatório foi publicado no grupo de discussão, dando acesso a todos os participantes das Audiências Públicas que nele se inscreveram, bem como, foi enviado a todos os vereadores desta Casa de Leis, independente de participarem desta Comissão.

Chegando ao fim deste gratificante trabalho, temos a convicção de que o anteprojeto doNovo Regimento Internoda Câmara Municipal de Ribeirão Preto responde às exigências atuais de termos um Poder Legislativo contemporâneo, democrático, transparente e aberto à participação popular, pois, construído de forma participativa, razão de seu mérito.

Agradecendo a participação de todos os vereadores e vereadoras, assessores e principalmente a população que se fez presente nas Audiências Públicas, apresentamos ao Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto o anteprojeto doNovo Regimento Interno, o qual esperamos que seja encaminhado às Comissões Permanentes para a sua devida tramitação, e posterior e urgente apreciação pelo Plenário desta Egrégia Casa de Leis.

Ribeirão Preto, 10 de Outubro de 2013.



LUIZ ROBERTO ALVES CANGUSSU
Presidente e Relator



ANDRÉ LUIZ DA SILVA        GLAUCIA BERENICE               CAPELA NOVAS
Membro                                             Membro                                      Membro



MARCOS PAPA                    EVALDO MENDONÇA             DR. JORGE PARADA
Membro                                             Membro                                          Membro



RICARDO SILVA               SAULO RODRIGUES

Membro                                         Membro

Nenhum comentário:

Postar um comentário