sábado, 20 de outubro de 2012

APOIAR QUEM NO 2º TURNO EM RIBEIRÃO PRETO?


Decidir pelo apoio a determinado candidato, não pode restringir-se apenas em escolher entre duas personalidades, mas sim, decidir em razão de afinidades programáticas ou ideológicas em relação aos candidatos que disputam o 2º turno das eleições. Por essa ótica, a tarefa dos petistas e simpatizantes de nosso programa e de nossa candidatura, não seria tarefa
das mais difíceis.
O PSD, partido da Prefeita Darcy, trás em seu DNA o gene do DEM, partido aliado e linha auxiliar do PSDB, partido do Deputado Nogueira, que juntos, representam partidariamente os setores mais conservadores e atrasados (do ponto de vista civilizatório) de nossa sociedade, tanto nos embates políticos com nosso governo (PT), como nas disputas eleitorais.
Nosso projeto político, e os setores que buscamos representar, nada têm a ver com o projeto político e o segmento representando pelo PSDB e o DEM.
É verdade, que o PSD vem buscando uma aproximação com o Governo da Presidenta Dilma, mas essa aproximação é fruto da necessidade que esse partido tem de orbitar em torno do Poder, seja ele ocupado pelo partido que for. Não há uma busca por convergência programática, mas sim, por uma necessidade pragmática.
Por ter essa leitura do quadro político local e nacional, defendi internamente a tese da neutralidade do PT no 2º turno das eleições em Ribeirão Preto. Posição que foi minoritária no Diretório Municipal do PT.
Sagrou-se vencedora a tese do apoio à prefeita Darcy, com base no compromisso de que ela incorporaria pontos programáticos do PT em seu governo. Pesou também nessa decisão, o fato de que, nas próximas disputas eleitorais, nos níveis estadual e federal, teremos o PSDB como nosso principal adversário. 
Entendo e respeito essa argumentação, mas penso que, em Ribeirão Preto, nossa preocupação e tarefa principal deveria ser a de reconstruir as pontes necessárias com uma base social que tinha se afastado do partido, e que nessas eleições aproximaram-se novamente, colocando-nos novamente como uma força política em ascensão, na busca de um protagonismo político que já tivemos em Ribeirão Preto.
A disputa política eleitoral é uma das razões de ser de um partido político, mas não é a única. Um partido como o PT, surgiu para representar um novo jeito de fazer política. Surgiu para construir uma nova sociedade!
Os eleitores de Ribeirão Preto farão suas escolhas de acordo com suas consciências!


Beto Cangussu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário