sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Porque vou votar e pedir voto para Beto Cangussu

Celso Correia
Celso Correia
É momento de decisão. Algumas reflexões se fazem necessárias.
Na última eleição para vereador, em 2008, o PT perdeu duas vagas na câmara, sendo eleito apenas um vereador. Beto Cangussu obteve 2.622 votos, 0,88 por cento do total de votantes. Ficou em segundo lugar da coligação, faltando-lhe apenas 129 para ser eleito. Hoje temos em Ribeirão, 420.000 eleitores, se tirarmos 20% de abstenção, teremos 336.000 votos válidos. Significa que para ficarmos com a mesma votação temos que ter aproximadamente 3.000 votos.
É suficiente? Talvez, se o PT fizer mais que um vereador.
Para deputado estadual, em 2010, o Beto teve 7.500 votos na cidade de Ribeirão Preto.
Temos eleitores, temos um bom candidato, temos uma história, mas não temos recursos para acompanhar todas as necessidades que requer uma campanha do tamanho de Ribeirão Preto.
O processo eleitoral traz algumas armadilhas que temos de ficar atentos.  Estão candidatos em Ribeirão hoje 430 pessoas de diversos partidos. Uma grande parte destes candidatos foram estimulados a se candidatar para “puxar” voto na legenda ou para tirar votos de um determinado candidato com potencial.  Portanto, quem está pensando em votar num amigo, só para não “magoá-lo” pode estar elegendo um outro lá na ponta dos mais votados. São os candidatos laranjas.
Penso que todos nós devemos estar livres para escolher nossos candidatos, mas não podemos ser omissos a essa realidade matemática. 
Enfim, a amizade é um componente importante nos nossos relacionamentos pessoais. No entanto, o período eleitoral conclama o cidadão, seja eleitor, seja candidato, para de tempos em tempos repensarmos a cidade em que vivemos, como ela está e o que pode ser melhorado. Por isso, critérios impulsivos para análise da cidade e dos candidatos à prefeito e à vereador na verdade confundem nossa visão de quais sejam os requisitos indispensáveis, necessários para escolhermos nossos candidatos. 
Quem não gosta de política é governado por quem gosta, por quem participa. Quem não gosta de política tem poucos elementos para criticar, fazer o contraditório. Vamos nos livrar dessa herança anti-democrática vinda das relações entre o senhor e o escravo, da casa grande e da senzala e participarmos ativamente da política nos momentos eleitorais e depois deles acompanhando nossos candidatos. É o caminho.
Trazer Beto Cangussu de volta para câmara de vereadores em ribeirão é uma atitude com consequenciais importantes para a cidade. Aqui não estou falando de honestidade, caráter, integridade que são características básicas para qualquer cidadão, estou falando do exercício pleno da função do vereador, que incomoda, que denuncia, que tem coragem de enfrentar os conchavos, que dialoga com a sociedade, que é radical com a injustiça.
Votar em Beto Cangussu é incomodar quem abusa do poder, é denunciar maracutais e negociatas, é dar voz aos movimentos sociais, é atenção aos servidores públicos, é ter um representante coerente, um vereador necessário!
Celso Correia da Silva Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário