terça-feira, 29 de março de 2016

LANÇAMENTO FRENTE BRASIL POPULAR



Lançamento Frente Brasil Popular

 
Macro Região de Ribeirão Preto

Companheir@s, 
O Diretório Municipal do PT convoca os filiados e filiadas, para LANÇAMENTO DA FRENTE BRASIL POPULAR - MACRO-RIBEIRÃO!
  • Dia 30.03.2016 (quarta-feira)
  • Horário: 20:30 (após Plenária Boas-Vindas ao PT!)
  • Local: Câmara Municipal de Ribeirão Preto - Av. Jerônimo Gonçalves, 1200 - Centro.
A presença de todos é indispensável!
Confirmar presença com a Fabiana: 16 3625-5113
O DM está reorganizando o banco de dados dos filiados, aproveite e faça a atualização do seu cadastro.

segunda-feira, 28 de março de 2016

ATA REUNIÃO DO CONSELHO DE MORADIA POPULAR - 01 MARÇO 2016


Leia a ata CLICK AQUI

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS

Bruna Moreira (assessora do vereador Beto Cangussu) esta participando da Conferência Estadual de Direitos Humanos.

JORNAL A CIDADE - 27 DE MARÇO DE 2016


CARTAZES DE ORIENTAÇÃO E COMBATE AOS CRIADOUROS DO MOSQUITO AEDES EGYPTI

Foi sancionada pela Prefeita Municipal de Ribeirão Preto,  a Lei de autoria do vereador Beto Cangussu, que obriga a afixação de cartazes de orientação e combate aos criadouros do mosquito Aedes Egypti e advertência sobre os riscos causados pela Dengue, Chikungunya e Zica em estabelecimentos de uso público e órgãos da Adminstração Pública no município de Ribeirão Preto.

Leia a publicação no Diário Oficial.



quinta-feira, 24 de março de 2016

PREFEITURA CRIARÁ 26 NOVOS CARGOS DE PEB I

Reunião com o Secretário da Educação:
Em reunião realizada na Câmara Municipal, na tarde de hoje, na presença do vereador Beto Cangussu e das educadoras aprovadas no concurso, que aguardam novos chamamentos, o secretário Ângelo Invernizzi Lopes, anunciou que o governo enviará para a Câmara Municipal na próxima semana, o projeto que cria os novos cargos, e até o final do mês de abril, iniciará o chamamento dos professores que estão na lista de espera.
Essa é mais uma vitória dos educadores (as), que com sua luta perseverante, esforço e dedicação, sempre acreditaram nessa possibilidade.
Estaremos acompanhando e cobrando a agilidade neste processo!







quarta-feira, 23 de março de 2016

LEGALIDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO - VEREAD0R BETO CANGUSSU

ORDEM DO MÉRITO ESPORTIVO AO BOTAFOGO CHALLENGERS

ORDEM DO MÉRITO ESPORTIVO AO BOTAFOGO CHALLENGERS





O vereador Beto Cangussu concedeu ao Botafogo Challengers e toda a sua equipe o Titulo "Ordem do Mérito Esportivo", na sessão da Câmara Municipal do dia 23 de março de 2016.

Os homenageados são o Botafogo Challengers e os seus jogadores:
Alan Barboza, Andrés Gonzalez, Ariel Andrade, Arue Carvalho, Breno Olivares, Breno Willian Batista, Bruno Arruda, Caio Lima, Caio Oliveira Galante, Clodoaldo Pires, Danilo Avelar, Danilo Jordão, Danilo Rodrigues Franco, Denis Ronieli, Edinaldo Gihino da Silva Junior, Eduardo Santos Silva, Eduardo Souza, Elias Silva, Emanuel José, Emerson Fenix, Eric Zapata, Fábio Almeida, Fabricio Ricael Goncalves Velozo, Fagner Oliveira, Felipe Castro, Felipe Ducatti, Felipe Gonçalves, Flavio Violin, Gabriel Massulo Martins, Gilmar Augusto, Giulio Vecchi Marques, Guilherme Dias, Guilherme Sousa Henrique, Guilherme Viana, Henrique Mourão, Ivan Luiz da Silva Jr, Jakson Nakata ,João Goissis, João Gonçalves, João Marchesi, João Marcos Gonçalves, João Portela, João Victor de Souza Patricio, Jonathan Macedo, Junior Batelo, Junior Silva, Kako Santanna, Kelvin Henrique Pardinho, Klaus Pais, Leandro Costa, Leandro Guimarães, Luan Dimas Da Silva, Lucas de Oliveira Rocha, Lucas do Santos Oliveira, Lucas Jollembeck, Lucas Roch , Luis Paulo Celestrino Bertolini, Luiz Felipe Favaro Martins, Marcelo de Souza Santos, Marcos Vinicius, Marcos Vinicius Fonzar, Matheus Fonseca, Matheus Gasparini, Matheus Montenegro, Matheus Tremeschin, Mauro Frazão, Maycon Evangelista de Souza, Paulo Veschi, Pedro Augusto, Pedro Ivo, Rafael Branco, Rafael Franzoni, Ricardo Ribas, Ricardo Teixeira, Richard Santos, Romualdo Ferreira, Ronaldo Antonio, Ruan Franzoni, Samuel Rocha, Thales Nogueira, Thiago Hr, Tiago Falopa, Ulisses Da Cruz Matias Lopes, Vanis Prado, Vinícius Maioli Da Cruz, Vinicius Morais, Vinicius Wiezel Vital, Vitor Henrique da Silva Azevedo, Wagner Rocha, Wanderson de Morais Da Silva, Wesley Ferreira, Willian Cajuru, Zéul Santos e Daniel Oliveira, Diego Humberto Sanches Peres, Chiplay Barba.

Leia o Projeto de Decreto Legislativo e a história do Challengers

VISITA DO PADRE CHICO E MARCOS SÉRGIO


Vereador Beto Cangussu recebeu em seu gabinete, dia 23 de março de 2016,  a visita do Padre Chico e Marcos Sérgio, que vieram tratar do Movimento Pró Novo Aeroporto e Movimento Pró Moradia e Cidadania.
O vereador colocou o mandato a disposição dos Movimentos.

Leia a história em quadrinho Papai Noel a serviço do deus mercado CLICK AQUI





terça-feira, 22 de março de 2016

7ª CONFERÊNCIA DE DIREITOS HUMANOS

A assessora do vereador Beto Cangussu, Bruna Moreira, estará presente como delegada pelo Poder Público.

18/03/2016

Secretaria da Justiça promove 7ª Conferência de Direitos Humanos

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com órgãos da sociedade civil, promove a 7ªConferência Estadual de Direitos Humanos, cujo tema é “Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade”. O encontro será nos dias 28 e 29 de março no Auditório Elis Regina, Parque Anhembi.
O evento é uma etapa preparatória para a 12ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, a ser realizada no período de 27 a 29 de abril de 2016, em Brasília. O Estado de São Paulo encaminhará 100 delegadas (os) para a capital federal.
As Conferências são espaços públicos de debate, nos quais o poder público e a sociedade civil abordam questões de grande relevância temática, por meio da avaliação e proposição de diretrizes para formulação de políticas públicas de respeito aos Direitos Humanos. O objetivo desta conferência é fazer a revisão do Programa Estadual de Direitos Humanos a partir das propostas que forem aprovadas.
As discussões serão divididas em três eixos orientadores e 14 subeixos, definidos pela comissão organizadora. Os grupos de trabalho receberão um caderno contendo 250 propostas aprovadas nas conferências regionais e nas conferências livres para serem analisadas. Poderão ser aprovadas, no máximo, duas propostas por subeixo, totalizando 28, que serão encaminhadas para a etapa nacional.
Participarão da conferência as (os) delegadas (os) representantes da sociedade civil e do poder público municipal eleitas (os) nos conferências regionais e livres, e delegados do poder público estadual.
Eixo I- Afirmação e fortalecimento da democracia:
Subeixos: Participação politica; Controle social das políticas públicas de Direitos Humanos; Liberdade de expressão e direito à comunicação; Educação em Direitos Humanos; Pacto federativo e responsabilidades institucionais.
Eixo II: Garantia e universalização de direitos
Subeixos: Sistema Nacional de Direitos Humanos com vistas à sua institucionalização para implementação da terceira versão do Programa Nacional dos Direitos Humanos; Enfrentamento da violência motivada por violência de gênero, raça ou etnia, idade, orientação sexual, identidade de gênero e situação de vulnerabilidade; Enfrentamento ao extermínio da juventude negra; Enfretamento à criminalização dos movimentos sociais e defesa dos direitos dos defensores de Direitos Humanos; Memória, verdade e Justiça.
Eixo III- Promoção e consolidação da igualdade.
Subeixos: Desenvolvimento e Direitos Humanos; Compromissos institucionais com as políticas de reparação, ações afirmativas e promoção da igualdade; Promoção dos direitos econômicos, sociais,
Preparatórias
Entre 29 de janeiro e 05 de março, a Secretaria da Justiça em parceria com prefeituras promoveu Conferências Regionais de Direitos Humanos com tema: ”Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade” em 15 Regionais : Araçatuba, Bauru, Catanduva, Franca, Itapeva, Limeira; Marília, Osasco, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. Também foram realizadas conferências livres organizadas pela FESP, Empresas e pelo município de São José do Rio Preto.
As etapas regionais serviram para fortalecer as redes de gestores e de organizações da sociedade civil voltadas para a promoção e defesa dos direitos humanos, divulgar as políticas desenvolvidas pelos municípios na área da defesa dos direitos humanos e também conhecer as necessidades de cada região.
Nos encontros as discussões foram de acordo com os três eixos orientadores definidos pela Comissão Organizadora da 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos e foram aprovadas 250 propostas.
Saiba mais sobre as conferências regionais realizadas: 
 SERVIÇO:
7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos
Quando: 28 e 29 de março
Hora: 8 às 18h
Local: Auditório Elis Regina- Parque Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209
Marta Barros
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612 

segunda-feira, 21 de março de 2016

JORNAL DIGITAL 21 DE MARÇO DE 2016

O jornal digital é remetido semanalmente por e mail, com notícias da atuação do vereador, seguindo a linha de transparência que pauta o mandato. 
Se você quiser receber o Jornal preencha o formulário ao lado.

MINISTRO TEORI ALFINETA MORO



COLETIVO DO MANDATO DO VEREADOR BETO CANGUSSU NA FOLHA


A Folha de São Paulo publica na sua página na internet, uma foto do coletivo do mandato do vereador Beto Cangussu na manifestação na av. Paulista, dia 18 de março de 2016.

Veja mais fotos da manifestação da Folha de São Paulo

OS PETISTAS, OS JUDEUS E OS NAZISTAS


DISCURSO COMPLETO DO LULA - 18 DE MARÇO DE 2016 - AV. PAULISTA


ANIVERSÁRIO DO VEREADOR BETO CANGUSSU

O vereador Beto Cangussu fez aniversário dia 17 de março. (Beto e família)

# NÃO VAI TER GOLPE


O coletivo do mandato do vereador Beto Cangussu esteve na av. Paulista, dia 18 de março de 2016 apoiando a manifestação #NãoVaiTerGolpe

Veja as fotos da manifestação CLICK AQUI

quinta-feira, 17 de março de 2016

SEDE DO PT RIBEIRÃO É ATACADA À LUZ DO DIA

Agressores dispararam rojões e morteiros no diretório municipal do partido. A polícia foi ao local, mas ainda não tem pistas sobre os suspeitos. Não houve feridos.
A sede do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores foi atacada por desconhecidos nesta quinta-feira em Ribeirão Preto. Os agressores dispararam morteiros e rojões, provavelmente no interior de um veículo, em direção ao prédio, localizado na avenida Santa Luzia, na altura do número 120, a 50 metros da avenida Nove de Julho.
Não houve feridos e os danos são somente materiais. A polícia esteve no local, mas não tem pistas dos suspeitos. 
Assim que tomaram conhecimento do ocorrido, militantes e dirigentes foram ao local. O partido também recebeu interessados em se filiar ao partido.
(Fonte Blog do Galeno Ribeirão) 17/03/2016.

Nota de repúdio

"O ato de atirar bombas contra a sede do PT de Ribeirão Preto é uma violência não só aos seus militantes, mas a todos os democratas que lutam diariamente por liberdade"
17/03/2016
As entidades que compõem o Fórum Permanente de Movimentos Populares de Ribeirão Preto vêm a público repudiar de maneira absoluta a agressão produzida hoje (17/03/2016) contra a sede do Partido dos Trabalhadores de Ribeirão Preto.
O ato de atirar bombas contra a sede do PT de Ribeirão Preto é uma violência não só aos seus militantes, mas a todos os democratas que lutam diariamente por liberdade e um Brasil justo e soberano e remonta a um passado superado em nossa história graças à luta dos democratas desse país.
Atitude inaceitável em uma democracia!
Nos solidarizamos com os companheiros do Partido dos Trabalhadores e nos colocamos de prontidão para defender o Estado Democrático de Direito contra qualquer tipo de golpismo ou violência que venham a ferir a ordem democrática ou o direito legítimo de liberdade de pensamento, opinião e representação política.
Subscrevem,
Blog O Calçadão
UBM-Ribeirão Preto
Casa da Mulher
Apeoesp Articulação
Sindsaúde
Movimento Pró Novo Aeroporto
Ong Pau Brasil
Ong Vitória Régia
MST

Movimento de Mulheres Negras
Movimentos de Moradia: GAHRP, MLNR, MOHAS
Movimento estudantil: UJS, UEE, UPES, UNE
Associações de Moradores: Complexo do Mirante, Ribeirão Verde, Branca Sales, Jd. Marckesi, Valentina Figueiredo.

Fórum Permanente de Movimentos Populares

VISITA NO BAIRRO FLAMBOYANS


O vereador Beto Cangussu visitou, dia 16 de março de 2016, o Sr. Paulo Sérgio de Souza (Tio Sérgio)  e a Sra. Maria de Lourdes, no bairro Parque dos Flamboyans.

DIALOGA RIBEIRÃO


CAFÉ FILOSÓFICO E LANÇAMENTO DO LIVRO

Padre militante lançará livro em Ribeirão

Blog do Galeno Ribeirão
25/02/2016
Personagem importante na luta dos trabalhadores rurais da região nos anos 1980, Padre José Bragheto lança memórias com café filosófico sobre a Revolta de Guariba, os movimentos sociais e a Igreja Libertadora
Ele fez parte da Pastoral Operária, Comissão Pastoral da Terra, Teologia da Libertação, foi um dos principais personagens da luta de boias-frias da região, a Revolta de Guariba, e continua na ativa ao lado dos mais pobres e oprimidos. Foi sobre essas histórias e lembranças que o Padre José Bragheto se debruçou para escrever, aos 68 anos, seu diário de vida e de militância: Da Resistência à Teimosia - Rumo ao Reino Definitivo.
lançamento em Ribeirão Preto será no Centro Cultural Palace, no dia 29/3, com realização do Blog do Galeno e Instituto do Livro de Ribeirão Preto e apoio do blog O Calçadão. "Foi nessa região que pude iniciar e desenvolver um processo firme e consistente de um envolvimento cada vez maior como ator social", diz o autor, natural de Brodowsky e hoje pároco na periferia de São Paulo. Ele explica: "Ribeirão Preto, como um processso, foi muito importante para mim e ainda o é. Forjou minha personalidade e toda uma luta de libertação que hoje continua, de forma diferente". 
A obra será lançada em um café filosófico sobre a Revolta de Guariba, considerada a maior greve de boias frias do País, os movimentos sociais e a Igreja Libertadora. Com participação do padre Bragheto e outros convidados, a mediação será feita pelo jornalista Galeno Amorim.
Para Bragheto, o evento é uma forma de deixar seu legado na região: "Devo muito a Ribeirão Preto e por isso quero deixar o livro aí também como uma dívida de gratidão. É grande a gratidão por tudo que aprendi e pude fazer aí. A greve de Guariba ensinou muito e me sinto orgulhoso de um dia ter ajudado a classe trabalhadora e dar um passo avante na sua libertação".
Café literário Revolta de Guariba, Movimentos Sociais e Igreja Libertadora
Com lançamento do livro: Da Resistência à Teimosia: Rumo ao Reino Definitivo, de Padre José Bragheto
ONDE: Centro Cultural Palace
QUANDO: 29/03, às 19h

JORNAL A CIDADE 17 DE MARÇO DE 2017


terça-feira, 15 de março de 2016

18 DE MARÇO - DIA DE DEFENDER A DEMOCRACIA

BOLETIM DE POLÍTICA SOCIAL

Ano 4 - nº 286 - 15 de março de 2016

A desigualdade no trabalho doméstico não remunerado no Brasil
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) discute a inserção das mulheres no mundo do trabalho e aponta que grande parte do trabalho das mulheres é invisibilizado.
O estudo traz interessantes estatísticas sobre trabalho doméstico não remunerado no âmbito do domicílio, como “arrumar ou limpar toda ou parte da moradia; cozinhar ou preparar alimentos, passar roupa, lavar roupa ou louça, utilizando, ou não, aparelhos eletrodomésticos para executar estas tarefas para si ou para outro(s) morador(es); orientar ou dirigir trabalhadores domésticos na execução das tarefas domesticas; d) cuidar de filhos ou menores moradores; ou limpar o quintal ou terreno que circunda a residência”.
A partir desta definição, o estudo mostra que, em 2014, 90% das mulheres declararam realizar algum tipo de trabalho doméstico não remunerado e apenas 51% dos homens declararam algum envolvimento nestas atividades. As mulheres também apresentavam jornadas de trabalho doméstico muito mais extensas do que a deles (25,3 horas semanais, contra 10,9 horas), como mostra a tabela abaixo.
Média de horas semanais dedicadas aos afazeres domésticos por sexo, segundo determinadas características pessoais ou dos domicílios – Brasil, 2014

É bastante comum o discurso de que mulheres trabalham menos horas do que os homens. No entanto, o estudo confirma que, se as mulheres têm jornadas de trabalho remuneradas menores do que as masculinas, ao se considerar o acúmulo de trabalho para o mercado e trabalho doméstico, é possível ver nitidamente a sobrecarga do trabalho feminino e a dupla jornada mais intensa para mulheres.
Para ler mais:
Mulheres e trabalho: breve análise do período 2004-2014
leia mais


* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.

ATIVIDADES DA ASSESSORIA

·         Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, visitou o Jardim Jandaia e esteve em contato com moradores que solicitam com urgência a limpeza geral e o recolhimento de lixos, galhos, entulhos, sofás e etc., na Rua Itapicurú, em frente ao nº 2471, pois é grande o acúmulo de água e dejetos que poderão virar criadouros do mosquito Aedes aegypt, colocando os moradores em risco de dengue. E mais, os moradores pedem, com urgência, a vistoria nas bocas de lobo do bairro inteiro, pois estes serviços estão esquecidos pelo poder público. O vereador e sua assessoria já encaminharam as solicitações ao departamento competente da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

·         Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, visitou os bairros Maria Casagrande Lopes e Alexandre Balbo II. Moradores reclamam e pedem com urgência os serviços de limpeza geral e desentupimento em todas as bocas de lobo da Rua Antônio Galão, especialmente na esquina com a Rua Guerino Fonzar, que existe um PV entupido e jorrando esgoto em toda a esquina e alagando grande parte da Rua Antônio Galão. Segundo a moradora Carla Ferreira Lacerda Sousa, a referida rua do bairro constantemente tem esse problema e a Prefeitura demora muito para fazer a devida manutenção, o que coloca em risco os munícipes daquela região devido à água contaminada do esgoto e o risco de dengue por sempre estar alagado. O vereador e sua assessoria já encaminharam as solicitações ao departamento competente da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

·         Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, representou o vereador na Audiência Pública de Prestação de Contas referente ao 3º Quadrimestre de 2015, do Fundo Municipal de Saúde, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, em 24 de fevereiro de 2016.
·         Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, esteve em contato com Sr. Rodrigo, tratando de viabilizar extensão de energia elétrica e colocação de relógio junto ao departamento competente da Prefeitura Municipal e à CPFL, para o possível funcionamento de um comércio na Rua Niteroi, bairro Lagoinha, o que já foi orientado pela assessoria.
·         Sr. Heleno Bento Santana, assessor do vereador Beto Cangussu, esteve em visita ao bairro Campos Elíseos e em contato com moradores que solicitam melhores serviços de conservação e segurança para o bairro como um todo. O Sr. Mateus Aparecido Rossato e sua esposa Sheila, são comerciantes na Av. Costa e Silva, e seu comércio funciona até a meia-noite, daí a preocupação com segurança para os moradores e comerciantes. O jovem casal comerciante espera um bairro limpo e conservado, bem como uma solução para os escombros e matagal da antiga Cianê, o que seria muito bom para todos daquela região e de nossa cidade.
·    O vereador Beto Cangussu e sua assessoria, com sempre, participam das sessões e outras atividades da Câmara Municipal de Ribeirão Preto e em contato com moradores de nossa cidade, recebem vários questionamentos, no sentido de ações para melhores projetos que promovam o desenvolvimento da cidade e a melhora na qualidade de vida dos munícipes. 

  •   Sr. Mauro Aparecido Rodrigues, assessor do vereador Beto Cangussu esteve visitando os bairros Jardim maria da Graça, Jardim Monte Carlo, Parque Ribeirão Preto e Jardim Piratininga, a pedido dos moradores que relataram a grande quantidade de buracos, vazamentos de água e esgoto e principalmente o lixo nas áreas públicas. Foram feitas indicações para a prefeitura sanar os problemas, o que já vem ocorrendo.
Veja as fotos das áreas que foram limpas, agora  a população  precisa mante-las.




AÇÕES CONTRA A DENGUE



  O vereador Beto Cangussu e sua assessoria, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Câmara Municipal e a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, promoveram um debate sobre Dengue, Chikungunya e Zika, na Paróquia Jesus de Bélem, Comunidade Jesus Esperança, bairro Quintino Facci II, no dia 02 de março de 2016, com intuito de prevenção, conscientização e ações no combate ao mosquito e seus criadouros, principalmente nas residências e em seu entorno. Todos os participantes acharam importante e se comprometeram a fazer o possível neste combate ao mosquito Aedes aegypt, que está causando graves problemas de saúde aos moradores de nossa cidade. No encerramento da reunião todos levaram panfletos explicativos sobre as formas de evitar os criadouros. Mais uma vez, agradecemos ao Padre Nilton Peres de Sousa e aos fiéis paroquianos, que sempre estão abertos a estas ações em prol da vida da comunidade. E, dando continuidade a estas ações que são de responsabilidade de todos, já está marcada uma nova reunião para o dia 09/03/2016, às 20h, na Comunidade Jesus Operário, Rua Dr. Luciano Tarso, nº 30, onde todos estão convidados a participar.

PROCESSO SELETIVO INSTITUTO SANTA LYDIA

O vereador Beto Cangussu requereu informações à prefeitura municipal sobre o Processo Seletivo nº 004/2015 do Instituto Santa Lydia para Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Agentes Administrativos.

Leia os requerimentos e a resposta da prefeitura

BOLETIM DE POLÍTICA SOCIAL - FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO


Ano 4 - nº 285 - 14 de março de 2016

IPEA: desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) lançado na semana passada discute a inserção das mulheres no mundo do trabalho, com enfoque nas desigualdades entre homens e mulheres, bem como as desigualdades existentes entre as próprias mulheres, como, por exemplo, por questões de raça e cor.
O estudo mostra que são mais propensas à precarização (definida como aquela condição de trabalho por até dois salários mínimos e com as seguintes posições: sem carteira assinada, construção para próprio uso, conta-própia (urbano), empregador com até 5 empregados (urbano), produção para próprio consumo (urbano) e não remunerados (urbanos) as mulheres negras, sendo os menos propensos os homens brancos. Tal estruturação se reflete também nos rendimentos médios, como mostra o gráfico abaixo, retirado da publicação:
Rendimento médio do trabalho principal da população ocupada de 16 anos ou mais de idade, por sexo e raça/cor, Brasil, 2004 a 2014

O mundo do trabalho ocupa lugar central na organização de nossas sociedades, reproduz desigualdades e gera e reforça outras, que se refletem nas diferentes possibilidades de inserção apresentadas a mulheres, homens, negros e negras. Apesar das grandes transformações nesse cenário no último século, ainda existem muitos mecanismos discriminatórios de gênero e raça, que prejudicam em especial a inserção de mulheres negras.
Para ler mais:
Mulheres e trabalho: breve análise do período 2004-2014
leia mais


* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.