quarta-feira, 17 de julho de 2013

SEMINÁRIO REGIONAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

Secretarias da Fazenda e do Tesouro Nacional promovem Seminário Regional em Ribeirão Preto
Evento será nos dias 30 e 31 de julho e terá palestras e oficinas


Seminário deverá receber grande número de profissionais da área


A Secretaria Municipal da Fazenda e a Secretaria do Tesouro Nacional realizam, nos dias 30 e 31 de julho, o II Seminário Regional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público  (SRCASP).  O evento, que será realizado no Anfiteatro da UNISEB, das 8h às 18h, também terá a participação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, através da AUDESP (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos), que busca o aperfeiçoamento do controle de gestão governamental.

O evento se espelha em outro realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional, em Brasília, que agora será replicado em Ribeirão Preto pelos técnicos daquele órgão.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Francisco Sérgio Nalini, a contabilidade pública será, muito em breve, a maior fonte de transparência dos municípios. “Com a adoção dos modelos internacionais e unificação da mesma em nível nacional, a nação terá, em menos de dois anos, uma clara e atualizada visão dos números nacionais”, explica.

Ele comenta ainda que Ribeirão Preto já havia tomado iniciativas para a implantação do novo modelo contábil, criando, inclusive, um grupo especial para isto. “Agora conseguimos que a Secretaria do Tesouro Nacional trouxesse para nossa região o curso de ‘multiplicadores’, onde profissionais aqui treinados levam para suas cidades os procedimentos a serem tomados. O que se vê agora é o importante tripé para iniciativas futuras, a contabilidade pelo regime de competência, a contabilização do patrimônio municipal e a contabilidade de custos”, completa Sérgio Nalini.

Durante os dois dias do Seminário, serão realizadas palestras e oficinas abordando temas sobre o momento da nova contabilidade, o demonstrativo dos novos formulários, além dos debates que deverão ser esclarecedores para todos os participantes.

Palestras e oficinas –- “Desafios do Processo de Implantação da Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Âmbito da Federação”, tema que será abordado por Leonardo Silveira Nascimento, coordenador Geral de Normas de  Contabilidade Aplicadas à Federação – CCONF – STNF;  “O Efeito de-para provocado pelo Novo Plano de Contas / Dúvidas Frequentes”,  por  Marcos Portella Miguel, diretor AUDESP – Tribunal de Contas SP; e as Oficinas  “Procedimentos Contábeis Patrimoniais”  será ministrada por  Antônio Firmino, da Secretaria do Tesouro Nacional, e “Créditos a Receber por Competência”, por   Arthur Lucas, da Secretaria do Tesouro Nacional, entre outros temas.

As inscrições são limitadas e gratuitas, preferencialmente para os servidores públicos das áreas de Finanças e Contabilidade e podem ser feitas pelo – www.srcasp.pmrp.com.br – site do Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário