terça-feira, 2 de setembro de 2014

VACINAÇÃO CONTRA O HPV




Campanha de vacinação contra a HPV inicia 2ª fase com expectativa de vacinar 10 mil adolescentes.

A Secretaria da Saúde vai seguir estratégia definida pelo Ministério da Saúde, vacinando, inicialmente, as adolescentes com 11, 12 e 13 anos de idade. “Essa vacina tem uma eficácia de 98% na prevenção de câncer de colo de útero e de 100% em verrugas genitais”, explicou a enfermeira Larissa Gerin, responsável pelo Programa de Imunização.

Além disso, a vacina previne a infecção pelos sorotipos presentes e garante maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus. “É preciso ressaltar que ela não tem efeito para tratamento e não substitui a realização do Papanicolau”, esclarece a enfermeira.

A vacina garante imunização pelo período aproximado de oito anos. A segunda dose é aplicada seis meses após a primeira e a terceira dose, após cinco anos. Os meninos não estão incluídos neste esquema de vacina, pois estudos apontam que serão protegidos indiretamente. “Não haverá outra indicação que não seja a faixa etária”, ressaltou Larissa.


As meninas que estão na faixa etária e já iniciaram a vacinação na rede privada poderão dar continuidade ao esquema na rede municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário