segunda-feira, 27 de junho de 2016

ENCONTRO MUNICIPAL DE TÁTICA ELEITORAL

FILIADOS DEFINIRÃO FUTURO DO PT NO ENCONTRO MUNICIPAL DE TÁTICA ELEITORAL

 / Por Agência Rede PT Ribeirão
Filiados definirão futuro do PT no Encontro Municipal de Tática Eleitoral
Encontro será realizado em 2 de julho e podem votar os filiados ao Partido há mais de um ano e que estejam adimplentes; votantes decidirão se o PT terá candidatura própria ou se abrirá mão da cabeça de chapa a prefeito
A decisão se o PT terá candidato próprio a prefeito de Ribeirão Preto ou se abrirá mão da cabeça de chapa a outro partido coligado ocorrerá em 2 de julho e os votantes serão os que estão filiados ao Partido há mais de um ano e adimplentes. Isso ocorrerá no Encontro Municipal de Tática Eleitoral, às 14 horas, na sede do Partido (Avenida Santa Luzia, 120, no Sumaré). Após consulta, o Diretório Nacional (DN) esclareceu que só poderão votar os filiados ao PT nesta condição e não os delegados eleitos no PED (Processo de Eleição Direta) de 2013, como era o entendimento anterior.

A divergência de interpretações levou ao adiamento da data do Encontro, que foi confirmada em reunião extraordinária realizada pela Executiva do Diretório Municipal (DM) e por membros do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT, em 21 de junho, na sede do DM. O Encontro está previsto no Regulamento de Prévias e Encontros do PT e ocorrerá porque foi apresentada e protocolada, em 6 de junho, a proposta da dirigente do Diretório Regional, Silvia Helena Seixas Alves, de apoiar um candidato de outro partido, assinada por 22 dos 36 membros do Diretório Municipal (DM).

A Executiva do DM consultou o DN, que respondeu, informando que Ribeirão Preto teve menos de 1.000 filiados aptos no PED de 2013 e não elegeu delegados. Assim, como previsto no Regulamento de Prévias e Encontros, serão os filiados há mais de um ano e em dia, na data do Encontro, que poderão votar. Ribeirão Preto teve 908 filiados aptos, mas não delegados eleitos. O município tem, atualmente, mais de 5.000 filiados. Com a informação do DN fica claro que o Encontro só poderia ter votação de delegados se atingisse o número mínimo exigido. Os municípios que atingiram esse mínimo, com suas correntes internas comprometidas, porém, terão votações apenas de delegados e não de filiados.

O presidente do Diretório Municipal do PT, Jorge Parada, diz que havia “muita controvérsia de quem poderia ou não votar” e que esperava, do Diretório Nacional, a resposta e a listagem oficial dos votantes aptos pouco antes da realização do Encontro Municipal de Tática Eleitoral.

Dessa forma, o PT terá a definição de seu futuro no Encontro. Se não tiver candidato próprio a prefeito, o Partido deverá ceder a cabeça de chapa a Wagner Rodrigues, do PCdoB, que seria, na atual conjuntura política, o único candidato viável para coligação. Os demais partidos e candidatos do município apoiam o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff e contra a democracia, por isso não são passíveis de coligação com o PT

Plenária da Militância Petista


Nenhum comentário:

Postar um comentário