quarta-feira, 22 de junho de 2016

INAUGURAÇÃO DO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO NA FAZENDA BARRA COM VERBA DE EMENDA DO DEPUTADO PAULO TEIXEIRA

21 de Junho de 2016 - 15h43

Emoção marca entrega do consultório e sala interdisciplinar no Assentamento da Barra
Novos espaços vão beneficiar as mais de 500 famílias atendidas pela equipe de saúde rural
Fotos: Carlos Natal
Com uma mensagem de incentivo enviada por Graça Lago, filha do ator e escritor Mário Lago, o médico pediatra Nélio Domingues fez a abertura da solenidade de inauguração do Consultório Odontológico e Sala Interdisciplinar Áurea Moretti, localizada no assentamento Mário Lago da Fazenda da Barra. Em seguida João Milli e Bob fizeram uma apresentação teatral de um poema escrito por Lago intitulado “Os campos da minha terra”.
Durante a solenidade, a prefeita Dárcy Vera agradeceu aos membros da equipe da saúde da família, aos vereadores Beto Cangussu, que buscou verba junto ao deputado Paulo Teixeira para que o espaço pudesse ser concretizado, assim como a vereador Walter Rodrigues que fez a doação de piso. “Quero dizer que neste momento fazemos uma justa homenagem à minha amiga Áurea Moretti, enfermeira da Secretaria da Saúde conhecedora de homeopatia. Ribeirão Preto tem sorte de ter uma Áurea Moretti, que só pensa nos outros e tem a vida dedicada à comunidade”, afirmou.
Em seguida o secretário da Saúde, Stenio Miranda, prestou uma homenagem a Sebastião Lemes, integrante do movimento e que dá nome ao Memorial, e também ao médico e ex-secretário da Saúde, Luis Carlos Raya, pioneiro nas ações desenvolvidas naquele assentamento. “A equipe presente trabalha de braços dados com a comunidade e a conquista deste espaço é uma luta da equipe, em especial da enfermeira Maria Lúcia Leipner. Também quero aproveitar a oportunidade para falar sobre a amiga e companheira Áurea Moretti, homenageada de hoje, que é um exemplo de luta pela democracia e causa popular”, justificou.
A enfermeira Áurea Moretti, escolhida pela equipe para dar nome à sala interdisciplinar, agradeceu a presença de todos que foram prestigiar a solenidade. “Agradeço também a todos os que lutaram e deram a vida para que a democracia pudesse alcançar um patamar que nada poderia destruir”, ressaltou.
Também estiveram presentes na solenidade, Kally Mafor, coordenadora dos assentamentos; Marcos Praxedes, coordenador do Movimento de Libertação dos Trabalhadores Sem Terra; os vereadores Walter Gomes (presidente da Câmara), Beto Cangussu e Maurício Gasparini, alem do juiz aposentado João Gandini, moradores dos assentamentos da Fazenda da Barra e profissionais de saúde.
Consultório e sala Interdisciplinar Áurea Moretti – As novas instalações serão usadas pela Equipe de Saúde da Família Dr. Luís Carlos Raya, que é composta por dois médicos, uma enfermeira, quatro agentes comunitários de saúde e um dentista. Cerca de 20 atendimentos são realizados diariamente no local pelos médicos e agentes comunitárias de saúde, incluindo as visitas domiciliares.
O equipo do consultório odontológico foi doado pela empresa Gnatus e permitirá ao cirurgião-dentista Márcio Reinaldo Pereira da Silva transferir os atendimentos, que atualmente são feitos na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Ribeirão Verde, para o assentamento da Barra. O profissional atenderá de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, a até 12 pacientes diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário