sexta-feira, 26 de agosto de 2016

INFORMATIVO FPA - FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

25 DE AGOSTO DE 2016 | ANO 01 - EDIÇÃO 26
Dilma diz que vai ao Senado porque acredita na democracia
A presidenta Dilma Rousseff disse, na noite de terça-feira (23), que irá ao Senado porque acredita na democracia. “A democracia é algo muito valioso para que não se lute por ela”, afirmou para cerca de 1,5 mil pessoas que se reuniram em ato da Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, realizado na Casa de Portugal, em São Paulo. A presidenta eleita falará às senadoras e senadores no dia 29. Vamos defender a democracia e lutar contra o golpe. Leia mais



Judicalização e a democracia
serão temas de seminário da FES
Pochmann: Desemprego é fruto de ajuste
fiscal com economia estagnada
Acontece no dia 30 de agosto, em São Paulo, o seminário Judicialização da Política e suas Implicações para Regimes Democráticos Contemporâneos. Organizado pela Fundação Ebert Stiftung (FES), o evento contará com transmissão ao vivo pela tevêFPA.
Leia mais
O professor do Instituto de Economia da Unicamp e presidente licenciado da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, concedeu entrevista à revista Carta Capital, na qual alerta que cortar gastos públicos e recorrer às privatizações não vai tirar o Brasil da crise. Leia mais


Fecha-se o círculo de ferro do patriarcalismo
Por Pedro Tierra

leia mais




Tensão entre o STF e MPF

Na última segunda feira (22/8), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, suspendeu a delação premiada do empresário Léo Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS, devido ao vazamento de informações na revista Veja.





Gênero, renda e raça na universidade brasileira

Relatório mostra que as mulheres são maioria no ensino superior, mas diversas desigualdades se mantêm dentro da universidade, tais como as desigualdades nas áreas de conhecimentos. A edição 343 mostra que, no segundo trimestre, desocupação ficou em 11,3%; 13,2% para mulheres e 9,9% para homens; e 24,5% para jovens de 18 a 24 anos.



Contas externas registram déficit em julho

Em julho, assim como no mês anterior, as contas externas do Brasil registraram déficit. Mais precisamente, o resultado negativo foi da ordem de US$ 4,050 bilhões. O resultado é melhor que o de julho de 2015, quando foi de US$ 5,684 bilhões. Na edição 390, estudo revela que entre as sessenta moedas analisadas, o real obteve a segunda maior alta no mês de julho, ficando atrás apenas do rand, da África do Sul, que teve alta de 6,8%






CIDH analisa impeachment e cobra informações do Estado brasileiro

Em atenção a uma petição que solicita medidas cautelares para suspender a tramitação do processo de impeachment, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu explicações ao governo brasileiro sobre o caso.




Brasil retoma a pauta do Consenso de Washington

Por Antonio Augusto de Queiroz
A prioridade da agenda legislativa é aprovar uma série de proposições que atenda os interesses do mercado, em detrimento do interesse nacional e dos mais pobres.
Leia mais




Nenhum comentário:

Postar um comentário