segunda-feira, 1 de agosto de 2016

INFORMATIVO FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

28 DE JULHO DE 2016 | ANO 01 - EDIÇÃO 22
Povo Sem Medo: razões do golpe estão expostas
A Frente Povo Sem Medo, responsável pelos atos programados para domingo (31) contra o golpe e contra o governo ilegítimo de Michel Temer, divulgou, nesta semana, uma declaração em que condena os retrocessos e alerta para a necessidade de mobilização social. Leia mais



FPA lança coleção de livros
sobre a América Latina
FPA e FES realizam debate
sobre juventude camponesa
A Fundação Perseu Abramo realiza no dia 29 de julho, das 19h às 22h, em sua sede, em São Paulo, o ato de lançamento da coleção Nossa América Nuestra. O evento é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela tevêFPA, no portal da fundação. Leia mais
As Fundações Friedrich Ebert e Perseu Abramo realizam no dia 8 de agosto (segunda-feira), às 10h, a sexta sessão do Ciclo de Debates Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural, que tratará do tema Juventude e Sucessão Rural. O debate será transmitido ao vivo pela tevêFPA. Leia mais




Copom mantém a taxa de juros em 14,25%

Na noite do dia 20 de julho, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter, pela oitava vez seguida, a taxa Selic em 14,25% ao ano. A decisão foi unânime, sem viés e veio em linha com as expectativas do mercado. Isso porque Ilan Goldfajn informou, no fim de junho, que buscará atingir a meta central de inflação de 4,5% em 2017. Com base na linha diretiva do Banco Central, tal informação pode ser traduzida em um atraso maior no processo de queda dos juros.





Pesquisa da Ipsos reacende
a polêmica


Pesquisa da Ipsos divulgada nesta terça feira (26/7) pela BBC e pelo jornal Valor Econômico retoma a polêmica gerada semana passada acerca da divulgação da pesquisa Datafolha, que apontou que 62% são favoráveis à realização de novas eleições.

A tentativa de golpe na Turquia e a reação do governo Erdogan

No último dia 15, uma tentativa fracassada de golpe militar surpreendeu a Turquia. Locais estratégicos em Istambul – como o aeroporto e a ponte no estreito de Bósforo – foram fechados e vigiados por tanques. Prédios governamentais em Ancara foram alvo de disparos, inclusive a sede do Parlamento.






Mundo do trabalho: dupla barreira para mulheres jovens

Relatório conclui que ser jovem e mulher são duas barreiras na busca de emprego. Confira na edição 334 texto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que discute o consumo das famílias brasileiras no período entre 2000 e 2013. E, na 333, análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016 que afeta diretamente o Gasto Social Federal (GSF), ainda mais se considerarmos que os gastos serão congelados em um patamar adotado em um período de ajuste fiscal.




O risco de desmonte de programas sociais

O programa entrevistaFPA teve a participação da professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp Ana Fonseca, que foi secretária-executiva do Programa Bolsa Família. Assista no canal do youtube da tevêFPA.
Veja na íntegra





Nenhum comentário:

Postar um comentário