quarta-feira, 22 de abril de 2015

FPA INFORMA - BOLETIM DE POLÍTICA SOCIAL

Ano 3 - nº 154 - 22 de abril de 2015
Questão de gênero: acesso a creche e divisão sexual do trabalho
Relatório recentemente lançado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), com dados de 2012, mostra que a divisão sexual do trabalho – que sobrecarrega as mulheres com os afazeres domésticos e de cuidado e a jornada de trabalho remunerada, com a chamada jornada dupla ou tripla – dificulta seu acesso e permanência no mercado de trabalho, bem como sua ascensão profissional.
Por isso, a disponibilidade de vagas em creches é importante indicador da autonomia econômica das mulheres. No entanto, em 2012, somente 20,3% das mulheres com filhas/os de 0 a 3 anos tinham todas/os as/os filhas/os em creche.
Entretanto, o estudo mostra que há importantes disparidades regionais: essa proporção desagregada de proporção de mulheres com todos os filhos na creche, segundo as Grandes Regiões, variava em 2012 de 7,3% na Região Norte a 29% na Região Sul.
Para ler mais:
Relatório anual socioeconômico da mulher 2014
leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário