quinta-feira, 17 de março de 2016

CAFÉ FILOSÓFICO E LANÇAMENTO DO LIVRO

Padre militante lançará livro em Ribeirão

Blog do Galeno Ribeirão
25/02/2016
Personagem importante na luta dos trabalhadores rurais da região nos anos 1980, Padre José Bragheto lança memórias com café filosófico sobre a Revolta de Guariba, os movimentos sociais e a Igreja Libertadora
Ele fez parte da Pastoral Operária, Comissão Pastoral da Terra, Teologia da Libertação, foi um dos principais personagens da luta de boias-frias da região, a Revolta de Guariba, e continua na ativa ao lado dos mais pobres e oprimidos. Foi sobre essas histórias e lembranças que o Padre José Bragheto se debruçou para escrever, aos 68 anos, seu diário de vida e de militância: Da Resistência à Teimosia - Rumo ao Reino Definitivo.
lançamento em Ribeirão Preto será no Centro Cultural Palace, no dia 29/3, com realização do Blog do Galeno e Instituto do Livro de Ribeirão Preto e apoio do blog O Calçadão. "Foi nessa região que pude iniciar e desenvolver um processo firme e consistente de um envolvimento cada vez maior como ator social", diz o autor, natural de Brodowsky e hoje pároco na periferia de São Paulo. Ele explica: "Ribeirão Preto, como um processso, foi muito importante para mim e ainda o é. Forjou minha personalidade e toda uma luta de libertação que hoje continua, de forma diferente". 
A obra será lançada em um café filosófico sobre a Revolta de Guariba, considerada a maior greve de boias frias do País, os movimentos sociais e a Igreja Libertadora. Com participação do padre Bragheto e outros convidados, a mediação será feita pelo jornalista Galeno Amorim.
Para Bragheto, o evento é uma forma de deixar seu legado na região: "Devo muito a Ribeirão Preto e por isso quero deixar o livro aí também como uma dívida de gratidão. É grande a gratidão por tudo que aprendi e pude fazer aí. A greve de Guariba ensinou muito e me sinto orgulhoso de um dia ter ajudado a classe trabalhadora e dar um passo avante na sua libertação".
Café literário Revolta de Guariba, Movimentos Sociais e Igreja Libertadora
Com lançamento do livro: Da Resistência à Teimosia: Rumo ao Reino Definitivo, de Padre José Bragheto
ONDE: Centro Cultural Palace
QUANDO: 29/03, às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário